Omar FloydSantiago Montag
O aumento dos preços de alimentos básicos, como pão, e do combustível, devido à guerra na Ucrânia, pode provocar uma onda de manifestações em muitos países, particularmente no Oriente Médio e na África. O Iraque é o primeiro país a registrar atos contra o aumento dos preços dos alimentos nesta (...)
Redação
Na manhã da última terça-feira (08/02), na cidade de Nablus, três palestinos foram literalmente fuzilados enquanto estavam em seu carro. As vítimas foram mortas no âmbito de uma operação de inteligência do exército sionista, que os considerava "milicianos" Al Fatah, disparou sem aviso prévio contra o (...)
Mirta Pacheco
Ataque promovido pelo Estado sionista nesta quarta-feira (24) já é o quarto somente em novembro. Relatos são de que mortos eram civis.
Na noite desta quarta-feira (6), dois terremotos, com magnitude de 4,6 e 5,9 na escala Richter, atingiram o sul do Paquistão, fazendo várias vítimas, em sua maioria mulheres e crianças, e desabando mais de 100 casas feitas de barro e terra (...)
Imperialismo ianque, que ocupava o Afeganistão desde 2001, saiu do país ontem (segunda,30)
Boris Johnson, Premiê Britânico declarou hoje (20) que se possível manterão relações com o governo do Talibã. Um giro pragmático frente ao governo estabelecido dos Talibãs e que revela a total indiferença desse governo imperialista com relação aos direitos humanos no país (...)
Em evento virtual realizado nesta quinta-feira mais de 300 estudantes e trabalhadores debateram "O que está acontecendo no Afeganistão? Uma visão marxista" com André Barbieri e Marie Castañeda.
Talibã mata 3 e fere 12 pessoas ao reprimir manifestação em cidade no Afeganistão
Depois de uma ofensiva de dois meses, acelerada pela retirada dos EUA, os talibãs chegaram na capital neste domingo. Já estão se reunindo com o governo para negociar a transição, O presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, já deixou o país e embarcou ao (...)
Salvador Soler
A raiva explodiu na cidade de Tripoli, no norte do Líbano, devido à deterioração acelerada das condições de vida desde 2019, enquanto o país afunda em uma crise econômica e social.
Israel vem bloqueando à muitos meses a entrada de vacinas na Palestina, dando continuidade ao seu projeto imperialista de extermínio do povo palestino.
Em 21 de maio, um cessar-fogo patrocinado pelo Egito (e operado não tão discretamente pelos Estados Unidos) pôs fim à operação "Guardião das Muralhas", nome escolhido pelo Estado de Israel para seu mais recente ataque militar contra a Faixa de (...)
Claudia Cinatti
Tropas israelenses se concentram na fronteira da Faixa de Gaza nesta quinta-feira (13). Número de palestinos mortos já subiu para 83, incluindo 17 crianças. Ministro da Defesa israelense afirmou que "a operação não vai parar até que haja silêncio absoluto na faixa de (...)
A retirada das tropas anunciada simbolicamente antes do 11 de setembro marca a virada política de Biden em relação aos desafios colocados pela China, a disputa pelo Sudeste Asiático e problemas internos.
Vinícius de Oliveira
Muito mais do que qualquer intervenção imperialista norte-americana, o que aterroriza o regime iraniano é o ódio crescente entre a própria população. Novos protestos explosivos contra a violência do Estado e o histórico de lutas contra o regime são indicativos de que levantes maiores (...)
Caio Reis
A Síria sofreu um novo ataque de míssil israelense nos arredores de Damasco durante a noite de domingo, de acordo com uma fonte militar e a agência de notícias oficial síria Sana.
O ódio nacional que alimentam reaccionariamente os governos do Azerbaijão e Armênia, é um incentivo suficiente para a guerra. Diversas potências vão se alinhando de um ou outro lado, de acordo com seus interesses.
Em meio à crescente crise econômica e do agravamento da crise política após a explosão no porto de Beirute, na última terça-feira, o governo libanês hoje renunciou na tentativa de despressurizar o descontentamento social e os protestos, que vinham acontecendo há semanas e agora dão um novo salto contra (...)
Neste artigo elaboramos uma análise política e histórica da Primavera Árabe, os atores que participaram e sua projeção sobre a atualidade, o papel do imperialismo e suas estratégias de contrarrevolução – que implicam desvios, golpes militares e repressões violentas que derivam em guerras civis –, com o (...)
Salvador SolerOmar Floyd
As manifestações no Líbano voltam a ser massivas apesar da pandemia, exigindo uma solução para a crise econômica e uma transformação no sistema político.
Os migrantes são o setor mais precarizado do Líbano. O aprofundamento da crise no país fez com que milhares tomassem medidas mais radicalizadas.