×

VALE MINAS GERAIS MORTE DE OPERÁRIO | Operário morre soterrado em área de atuação da Vale

Opérário morre por soterramento em local de atuação da Vale.Mesmo local no qual em 2019 ocorreu o desastre de Brumadinho.

sábado 19 de dezembro de 2020 | Edição do dia

Imagem: O Estado de Minas

Na sexta-feira (18 de Dezembro de 2020) um operário acabou morrendo soterrado na região metropolitana de Minas Gerais. Segundo informações do portal G1 o local que ocorreu o desabamento é na Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, mesmo local no qual houve o rompimento da barragem que matou 270 pessoas em Janeiro de 2019.

Veja mais: Especial Brumadinho no Esquerda Diário.

As informações obtidas pelo G1 apontam que o soterramento ocorreu durante o período da tarde, próximo a uma área em que bombeiros estavam procurando ainda corpos do rompimento da barragem de Brumadinho. A vítima era um operário terceirizado que prestava serviços à Vale.

Segundo informações divulgadas no jornal O Estado de Minas, a Vale se posicionou num tom de “lamentação” e de “suporte” à família do operário:

"A Vale lamenta profundamente o falecimento de um empregado da empresa contratada Vale Verde na tarde desta sexta-feira (18/12) na mina Córrego do Feijão e se solidariza com seus familiares e colegas de trabalho. O trabalhador estava em uma escavadeira e realizava atividades de manutenção quando foi atingido por um deslizamento de terra de talude da cava paralisada.

A Vale, juntamente com a empresa contratada, dará apoio aos familiares do empregado. As empresas estão apoiando as autoridades no atendimento ao caso e na apuração das causas do acidente. As atividades de manutenção no local serão suspensas para novos estudos e avaliações das condições de segurança."

Embora o posicionamento em nota de uma impressão de preocupação, sabemos que em termos de política de marketing e de valorização da imagem da empresa, tal ato é apenas uma tática de manutenção do valor da empresa no mercado. Esse caso apenas reforça uma prática assassina e negligente para com os trabalhadores da mineradora, sem contar com o terrível assassinato de Brumadinho, no qual até hoje de procuram por pessoas desaparecidas, o que causa dor e sofrimento para os familiares das pessoas que morrem.

É bastante típico do mundo empresarial, especialmente de empresas que lidam com a exploração de recursos naturais, se falar em “internalização das externalidades”, ou seja, procurar de alguma forma prover de forma “positiva” os impactos que a atividade causa no meio ambiente numa falácia de “desenvolvimento sustentável”. Contudo, sabemos que para tais empresas, a vida desses trabalhadores não possui nenhum valor, e que é mais fácil pagar uma indenização pela morte de um operário, quando comparado aos lucros exorbitantes que essas empresas conseguem com a exploração do trabalho e dos recursos naturais em países como Brasil.

Veja mais: A insustentabilidade do "desenvolvimento sustentável"

Apenas para termos uma noção da hipocrisia e cinismo da Vale, segundo matéria do Estado de São Paulo, o Lucro da empresa cresceu 76% e chega a US$ 2,9 bilhões no terceiro trimestre. O que seria esse valor quando comparado a indenizações às famílias dos operários mortos em Brumadinho, ou desse operário morto por soterramento ? Implica que dentro da lógica capitalista, é mais fácil substituir a força de trabalho por outra, sem haver nenhum tipo de atenção para com a vida e bem estar, pois a lógica de empresas como a Vale, é o lucro acima das vidas.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias