×

DENÚNCIA | Operadores de telemarketing recebem menos que um salário mínimo em meio a pandemia

Recebemos denúncias de trabalhadores das empresas de telemarketing Zanc e Atento informando que o salário dos operadores segue menor que um salário mínimo

sexta-feira 2 de abril de 2021 | Edição do dia

Recebemos denúncias de trabalhadores das empresas de telemarketing Zanc e Atento informando que o salário dos operadores segue menor que um salário mínimo:

“Aqui no serviço o que mais tem pegado hoje é a questão de salário, a gente está recebendo 998,00. Muito absurdo, tipo de pagar um valor muito abaixo do que realmente temos para receber, tipo uma colega que é mais velha de casa ela tem quase 600 reais de retroativo e ia receber 240”.

É realmente muito absurdo não pagarem nem sequer um salário mínimo que esses trabalhadores têm direito, mas é ainda mais absurdo em meio a pandemia e com o aumento dos preços dos alimentos e itens básicos. A cesta básica de alimentos teve um aumento de mais de 32% em um ano, de 2019 à 2020. Não a trabalhador que não sinta no bolso.

“Com as altas dos valores dos alimentos, o que mais se ouve na operação é como fechar as contas no final do mês, e que tá tudo mundo estressado pelo fato de não dar conta de pagar as contas”.

Mas ainda não contentes em não atualizarem o salários dos operadores, as empresas de telemarketing ainda estão tentando diminuir bonificações e direitos. Tem casos que a patronal simplesmente não paga a comissão que está em contrato mesmo quando o funcionário atinge as metas já abusivas que são estipuladas. E mais, demite que aqueles vão reclamar.

“A patronal, que é Sinstal (LIQ, Alma viva e Atento) ta tentando passar alguns ajustes, mas todas essas propostas foram recusadas na assembleia da Sinttel (Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações). Mas as nossas metas cresceram e no caso de quem tá home-office o tempo que você não fica logado por queda de luz e internet você tem que pagar”.

“ Aqui estão cortando comissão e bonificação mesmo quando bate as metas, sem nem se quer dar justificativa, e se você reclamar você é mandando embora”.

E existem também denúncias que as empresas de telemarketing estão usando a pandemia para chantagear os trabalhadores para baterem suas metas, dizendo para quem está em home office, que caso não batam as metas, vão ter que voltar para o presencial. Essa prática é um assédio moral explícito, chantageando com a vida e a saúde do trabalhador e a exposição de seus familiares. Inaceitável.

Nós do Esquerda Diário condenamos todas essas práticas absurdas da patronal e nos colocamos do lado de cada trabalhador do telemarketing. Oferecemos nossa rede de portal digital para denunciar e expor esses patrões. Para os capitalistas nossas vidas não valem nada. Tudo que importa para eles são suas metas de lucro milionários. Seus políticos vendidos fecham os olhos em todos os estados pois governam para os ricos, banqueiros e empresários, enquanto os trabalhadores seguem aglomerados, trabalhando e morrendo com a pandemia, seja de fome em suas casas ou entubados nos hospitais.

Veja também:
Atento no RJ obriga funcionários a trabalharem no feriado da pandemia e sem hora extra
“Telemarketing é uma máquina de moer gente” denunciam trabalhadores da Atento

Ouça e compartilhe o Podcast Peão 4.0

Todos os dias, ouça a realidade contada a partir dos trabalhadores em 5 minutos

Traga a sua denúncia também para o Esquerda Diário, garantimos anonimato.
Whatsapp: 11 97750-9596




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias