×

CRISE SANITÁRIA | Oito municípios do Rio já têm lotação máxima em UTIs para tratar de covid-19

Em meio à escalada de número de casos de covid-19 em grande parte do País, oito municípios do Estado do Rio registravam ocupação de 100% de suas UTIs nesta segunda-feira, 8. E, na capital fluminense, a taxa de ocupação já atingia 93%.

terça-feira 9 de março de 2021 | Edição do dia

Foto: Guito Moreto/Agência O Globo

Em Bom Jesus do Itabapoana, Miracema, Paraíba do Sul, Rio das Ostras, Sapucaia, Saquarema, Teresópolis e Três Rios, nenhum leito de tratamento intensivo para a doença estavam disponíveis no início da tarde desta segunda.

Entre os leitos de enfermaria, as situações mais críticas estão em Tanguá e Três, que apresentam lotação máxima neste início de semana.

Apesar dos altos índices de ocupação nessas cidades, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) informou que, desde meados de janeiro, todos os casos de internação para tratamento da covid-19 passam por um sistema de regulação estadual, o que ajuda a desafogar os municípios com excesso de casos.

"Com a medida de unificação dos leitos (estadual, municipal e federal), a SES ampliou a rede dedicada ao tratamento da covid-19 para leitos de UTI adulto e de enfermaria. Neste domingo (07), a taxa de ocupação de leitos de UTI na rede SUS no estado era de 72,7% e 49,6% em enfermaria", disse a pasta, em nota. "A mediana do tempo de espera entre o registro do paciente no sistema e a regulação do leito, nas últimas 24 horas, é de duas horas tanto para enfermaria quanto para UTI."

Algo a ser verificado realmente, já que a capital do estado do Rio, anunciou que está com 93% de seus leitos ocupados, de acordo com o Diário do Rio. Uma declaração para lavar as mãos do governo do estado, que não garantiu testes massivos, ampliação de leitos, ou seja, medidas reais contra pandemia.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias