×

Arte e Cultura | Ocupação Escritas Ocultadas, na Casa de Vidro em Campinas terá performance amanhã

A performance será as 11h da manhã. Veja aqui o texto da divulgação.

sexta-feira 20 de agosto | Edição do dia

Como parte das atividades da exposição Ocupação Escritas Ocultadas, a cada mês a artista Andrea Mendes realizará uma intervenção/performance, evidenciando as questões que envolvem a invisibilidade dos corpos negros na documentação e nos acervos que contam a história oficial de Campinas.

No dia 21/08 - 11h será realizada a intervenção Criação branca, Reação preta, realizada por Andrea Mendes com a curadoria de Sônia Fardin.

A intervenção é composta por uma re-criação de uma imagem do acervo e por uma performance. Ambas ações questionam as imagens celebrativas da cidade que documentam os papéis sociais dos corpos pretos, determinando seus lugares e não lugares.

Andrea Mendes dialoga criticamente com a aquarela de autoria de José de Castro Mendes, criada em 1950 com cenas da construção da Catedral de Campinas (construída entre 1807 e 1883). A artivista recria a composição produzida por Castro Mendes para destacar os corpos pretos escravizados, cujos saberes foram fundamentais na construção de um dos símbolos de poder da aristocracia da cidade.

Com o mesmo propósito, em ato performático, a artista se recria em frases e desenhos, produzindo interferências em seu próprio corpo com inscrições de tinta branca, aludindo às marcas da herança racista e do colonialismo, mas também às resistências cotidianas do povo preto.

Integra a intervenção a música A coisa está preta, de autoria de Doutor Sinistro.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias