×

Mineração | Obras da mineradora Itaminas soterram carro, caminhão e retroescavadeira

Obras da mineradora Itaminas provocam deslizamentos que soterram um caminhão, uma retroescavadeira e um carro, em Sarzedo, na Grande Belo Horizonte, nesta segunda-feira, 09.

segunda-feira 9 de agosto | Edição do dia

Foto: Globo

A mineradora, que está fazendo obras para abrir espaço para novas usinas que serão implantadas futuramente, alegou que o acidente não atingiu nenhum ser humano. Também, disseram que as obras não apresentam qualquer risco de rompimento das barragens, o que é difícil de acreditar visto que eles ainda não sabem o motivo do deslizamento.

O modo predatório com que as mineradoras exploram a natureza no capitalismo é extremamente danoso ao ambiente e à vida humana. Marcantes foram os crimes ambientais de Brumadinho em 2019 e Mariana em 2015, ocorridos pelas mãos da mineradora Vale, que até hoje, segue sem indenizar inúmeras pessoas que tiveram seus amigos e parentes mortos, que tiveram suas casas destruídas e suas terras e rios envenenados. O Estado também é responsável por esses acontecimentos, no momento em que poupa as empresas de pagarem pelo estrago irreversível que fizeram.

Esses crimes ambientais são prova de que essas empresas não se importam em nada com preservar vidas, fauna e flora, pelo contrário, estão dispostas a devastar tudo em prol do lucro. Não é diferente com a mineradora Itaminas que, apesar de ter dito que a situação dos taludes e das barragens são estáveis, não é digno de um pingo de confiança por parte da população.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias