×

ELEIÇÕES EUA | O que é a Super Terça dos Estados Unidos?

O que se vota e onde? Por que é tão importante para o processo eleitoral norte americano? Qual é sua história?

segunda-feira 2 de março de 2020 | Edição do dia

A Super Terça é uma data chave das eleições primárias do partido democrata, onde se elegem 1357 delegado à convenção nacional desse partido e que se somarão aos 155 eleitos em Iowa, New Hampshire, Nevada e Carolina do Sul. Ao encerramento da Super Terça, deverá ser definido 40% dos delegados. Como as eleições são indiretas, estes delegados são os que votarão nas eleições de novembro, quando se define qual dos candidatos comandará a política do imperialismo estadunidense.

São 14 os estados (mais os democratas que residem no exterior) onde se votará pelo qual nesta terça-feira, 3 de março, é o mais próximo das primárias nacionais.

Califórnia e Texas são os estados que votam a maior quantidade de delegados (415 e 228 respectivamente). Outros estado onde se votará são: Alabama (52), Arkansas (31), Colocado (67), Mainde (91), Minnesotta (75), Carolina del Norte (110), Oklahoma (37), Tennessee (64), Utah (29), Vermont (16) e Virginia (99). Soma-se a esses Samoa Americana (6) e as primárias dos democratas que residem no exterior (13).

No caso de que algum candidato consiga uma ampla vantagem entre os delegados, dificulta-se a carreira eleitoral para o retos dos candidatos. Os concorrentes são: Bernie Sandres, Joe Biden, Mike Bloomberg, Elizabeth Warren, Amy Klobuchar e Tulsi Gabbard.

Em 2016, os pré-candidatos pelo partido democrata eram Hillary Clinton e Bernie Sanders. Ela obteve 486 delegados na Superterça, depois de vencer no Alabama, Arkansas, Georgia, Massachussets, Tennessee, Texas e Virgínia. Bernie Sanders obteve 321, triunfando no Colorado, Minnesora, Oklahoma e Vermont.

Curiosidades da Super Terça

As eleições presidenciais gerais também ocorrem numa terça-feira. Por que nos EUA votam no terceiro dia da semana? De acordo com o New York Times e outros meios de comunicação deste país, isso foi estabelecido numa lei de 1845. Na União Americana de religiosos e fazendeiros, os domingos eram reservados para o descanso e o culto. As quartas-feiras, em geral, eram o dia de mercado para vender as colheitas. Para os fazendeiros, ir vota nas cidades implicava um tempo de viagem de considerável extensão. Por isso era descartado segunda e quinta-feira.

No entanto, o surgimento da Super Terça como tal se deu no século XX. Em 1976, ocorria a referência a esta jornada nos meios locais, que teve lugar no 8 de junho, quando três estados votaram nas primárias democratas. Em 1980, ocorreu uma jornada similar. Nessa ocasião era 3 de junho e foram oito estados que ocorreu votação.

Quatro anos mais tarde inaugurou-se oficialmente a Super Terça, em 1984. Celebraram eleições primárias nove estados: Alabama, Florida, Washington, Georgia, Hawai, Massachusetts, Nevada, Oklahoma, Rhode Island, Samoa Americana e os democratas no exterior. Nessa ocasião era disputado o total de 511 delegados.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias