×

Cinismo empresarial | O homem mais rico do mundo: Elon Musk quer demitir e deixar centenas de trabalhadores na rua

“Tenho sentimento muito ruim" sobre a economia. Com essa desculpa, Elon Musk enviou instruções aos executivos de todas as fábricas da Tesla para cortar 10% de seus empregos e pausar todas as contratações. Em meio ao aumento dos preços, globalmente, o homem mais rico do mundo está demitindo trabalhadores

sábado 4 de junho de 2022 | Edição do dia

A agência Reuters divulgou o conteúdo do e-mail que Musk enviou aos gerentes executivos da Tesla. Lá ele usa as previsões ruins sobre a economia mundial como desculpa para justificar deixar centenas de seus funcionários na rua.

O assunto do e-mail era: “pause todas as contratações em todo o mundo”. Além disso, dias antes ele havia enviado outro e-mail, desta vez diretamente aos trabalhadores, esclarecendo que “todos na Tesla são obrigados a passar um mínimo de 40 horas no escritório por semana. Se você não aparecer, vamos supor que você desistiu." Isso em relação ao trabalho remoto que os trabalhadores da Tesla ainda faziam em várias fábricas. Na verdade, trata-se de uma tentativa de demissões ocultas, pois é muito provável que muitos trabalhadores, devido ao desgaste causado, não retornem. Isso impediria que você pagasse uma indenização.

A desculpa deste bilionário (sua fortuna está estimada em US$ 233,7 bilhões), seu “mau pressentimento sobre a economia”, se baseia no fato de que a Tesla teve que pausar as entregas de carros elétricos devido ao fechamento de cidades na China ordenado por Covid e a perda de produção na sua fábrica de Xangai, centro de fornecimento de veículos elétricos para a China e para exportação.

O cinismo típico desse empresário, não tem limites. No mês passado, falando em um evento organizado pelo Financial Times, Musk elogiou os trabalhadores da fábrica da Tesla na China, dizendo que estavam "dispostos a trabalhar longas horas, às vezes até às 3 da manhã e nem mesmo sair da fábrica".

Isso se parece muito com o que Jeff Bezos faz com suas fábricas na Amazônia, onde seus trabalhadores são obrigados a urinar em garrafas para não andar longas distâncias até os banheiros e, consequentemente, "perder tempo".

Brutalidade capitalista, século XXI. Por conta disso, jovens trabalhadores nos Estados Unidos iniciaram um processo de sindicalização buscando se organizar para lutar por direitos trabalhistas.

Musk, esse empresário que gosta de viajar para o espaço, que viaja para suas fábricas em vários países em aviões particulares, que acumula a maior fortuna pessoal do mundo, está agora disposto a deixar centenas de trabalhadores sem seu sustento, com o objetivo de que eles são os que pagam os custos dessa desaceleração em suas vendas.

É assim que os empreendedores agem quando há previsões de queda em suas vendas ou com uma economia com previsão de baixo ou nenhum crescimento.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias