×

FRANÇA | O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy condenado por corrupção e tráfico de influência

Nicolas Sarkozy foi condenado a três anos de prisão na segunda-feira, o que o torna o primeiro ex-presidente francês a ser condenado à prisão.

segunda-feira 1º de março de 2021 | Edição do dia

Embora o ex-presidente francês tenha sido condenado a três anos por corrupção e tráfico de influência, ele pode acabar cumprindo a pena sem nunca ter posto os pés na prisão.

O Tribunal Correcional de Paris especificou que dois desses anos de prisão estão isentos de cumprimento e que o terceiro ano de prisão firme pode ser convertido em prisão domiciliar ou vigilância com pulseira eletrônica.

O tribunal também condenou o advogado do ex-presidente, Thierry Herzog, a uma sentença semelhante, e também o impediu de exercer a advocacia por cinco anos, assim o magistrado sênior Gilbert Azibert.

As penas são um pouco mais baixas do que as pedidas pela promotoria, que pedia dois anos de prisão contra os três réus.

Os juízes consideraram que era provado que havia um pacto de corrupção para beneficiar os interesses judiciais de Sarkozy em outros processos abertos após sua saída do Elysee em 2012.

Essas ações vieram à tona em conversas telefônicas interpostas pela polícia em 2014 entre Sarkozy e seu advogado, nas quais se revelou que eles haviam entrado em contato com Azibert, então membro do Supremo Tribunal, para obter informações em outro processo aberto contra o ex-presidente. deixar de ajudar o magistrado a garantir um posto em Mônaco.

A sentença e a forma como pode acabar sendo executada estão longe de contemplar a gravidade do crime cometido por Sarkozy como ex-presidente, que "usou seu cargo e seus relacionamentos" para "seu interesse pessoal".

A sentença também incluiu Herzog, um dos advogados mais renomados de Paris, e contra Azibert, a quem acusou de "desacreditar uma profissão cuja função é fundamental na democracia".

A condenação histórica de Sarkozy, o primeiro ex-presidente a ser condenado (ainda que ele ainda possa entrar com recurso), ocorre duas semanas antes de ser aberto outro processo em que o ex-presidente está envolvido, o das supostas irregularidades no financiamento de sua campanha pelo a eleição presidencial de 2012.

A primeira sentença desta segunda-feira, que de qualquer forma poderia permitir a Sarkozy nunca pisar em uma prisão francesa apesar da gravidade das queixas, mostra o conluio entre os diferentes poderes e os poderosos, e seus privilégios de casta, sobre os interesses dos trabalhadores e o povo francês.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias