×

ARGÉLIA | O Parlamento da Argélia nomeia um presidente interino rejeitado pelos protestos

O regime concedeu a chefia de Estado por três meses a Abdelkáder Bensalá, rejeitado por fazer parte do governo do presidente Buteflika.

quarta-feira 10 de abril de 2019 | Edição do dia

As duas casas do parlamento reconheceram nesta terça-feira a renúncia do presidente argelino Abdelaziz Bouteflika e iniciaram uma transição que busca manter os principais pilares que sustentaram o governo e o regime por décadas.

Buteflika renunciou em consequência das manifestações iniciadas em 22 de fevereiro, que começaram pedindo a saída do presidente e que continuam até hoje, estendendo sua demanda ao fim do regime como um todo.

Os protestos apontam para a saída do que eles chamam na Argélia de "triplo B". A expressão refere-se aos três políticos eleitos para supervisionar a transição: o presidente do Senado, Abdelkader Bensalah; o presidente do Conselho Constitucional, Tayeb Belaiz, e o primeiro ministro e ex-ministro do Interior, Nuredin Bedaui, a quem os manifestantes consideram membros da "máfia" governamental.

O antigo regime, com um papel central do Exército na cena política, buscando através deste novo governo e o papel das forças armadas para fechar as brechas e orquestrar uma transição ordenada, sem tocar suas fundações centrais.

A transição será tutelada por um forte defensor do presidente de saída: o até agora presidente do Senado. Nascido há 77 anos, Bensalah é um homem da velha guarda: foi nomeado presidente do Parlamento em 2002, três anos depois que Bouteflika tomou o poder e permaneceu fiel ao presidente e sua família.

Membro do Reagrupamento Nacional Democrático (RND), um dos grandes grupos políticos do regime, juntamente com a Frente de Libertação Nacional (FLN). Bensalá defendeu a reforma da Constituição que Buteflika empreendeu em 2008 para poder optar pela presidência indefinidamente, além do limite estabelecido até então de dois mandatos.

O novo presidente interino também foi um dos promotores da opção de reeleição do presidente pelo quinto mandato consecutivo, uma candidatura que desencadeou os massivos protestos populares contra Bouteflika.

"O dever nacional me obriga a assumir essa pesada responsabilidade de liderar a transição para permitir que o povo argelino exerça sua soberania elegendo seu presidente", disse Bensalah em um discurso no final do processo parlamentar que foi realizado rapidamente por temer manifestações.

A proposta de aceitar a renúncia de Bouteflika e entregar o poder a Bensalah, como exige a Constituição, foi adiante com os votos da Frente de Libertação Nacional (FLN), que governa desde a independência em 1962, e seu parceiro, o Reagrupamento Nacional. Democrata (RND).

A designação de Bensalah gerou uma resposta imediata no centro da cidade de Argel, onde milhares de estudantes se reuniram em torno da praça de la Grand Poste em um protesto multitudinário que foi reprimido pela polícia.

A manifestação nesta terça-feira é uma das primeiras a ser duramente reprimida, já que nos protestos que acontecem todas as sextas-feiras, tanto a polícia como as forças armadas assumiram uma atitude passiva, controlando-as apenas.

As forças antidisturbio usaram gás lacrimogêneo e espalharam um forte cordão policial para impedir a marcha dos estudantes, que gritavam palavras de ordem como "Poder assassino".

"Estávamos perto da Faculdade central, éramos um pequeno grupo, a polícia nos cercou. Usaram gás lacrimogêneo e canhões de água enquanto tentávamos fugir", disse um dos estudantes a agência Efe na praça central de Audin.

Marchas similares, similarmente reprimidas, ocorreram em outras cidades do país, como Tizi Ouzu, a capital da Cabília. Nos protestos, a queda de todo o regime foi novamente exigida, incluindo o novo primeiro-ministro, Nouredin Bedaui, e o chefe do exército, general Ahmed Gaïd Salah.

"Eles são os mesmos, Bouteflika renunciou, mas eles deixaram Bensalah, que é um símbolo do regime, não vamos parar", disse Amin, um estudante de geologia que, como os demais, usou lenços e vinagre para neutralizar o efeito do gás.

Uma vez iniciada a transição, o regime busca neutralizar os protestos, mas espera-se que seja complexo, já que tanto o governo interino quanto o movimento social de protesto estão enfrentando um momento crítico em que terão que enfrentar seus objetivos.

A situação econômica que atinge os trabalhadores e os setores mais pobres, estão ao lado das demandas contra o regime político, o motor das mobilizações que depois de obter sua demanda central, a renúncia do presidente, agora se mantêm.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias