Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

“O PSOL foi uma repetição do PT muito mais limitada”, diz Zé Maria (PSTU)

Diana Assunção

“O PSOL foi uma repetição do PT muito mais limitada”, diz Zé Maria (PSTU)

Diana Assunção

No último sábado, o programa Esquerda em Debate contou com a presença de Zé Maria, dirigente nacional do PSTU. O Esquerda em Debate é uma iniciativa semanal do Esquerda Diário e do suplemento teórico Ideias de Esquerda para aprofundar o debate entre os setores que, para combater o governo Bolsonaro e a extrema-direita, buscam uma alternativa crítica à chapa Lula-Alckmin e à adesão do PSOL à Federação com a Rede Sustentabilidade de Marina Silva financiada pelo Itaú, pensando quais os caminhos e tarefas da esquerda hoje no Brasil.

Nesta entrevista, Zé Maria e Diana Assunção iniciam a entrevista fazendo uma análise da situação de crise que perpassa a realidade brasileira e mundial. São debatidos temas como a questão da autodefesa da classe trabalhadora frente ao Estado, a posição das organizações diante do impeachment de 2016, como atuar em relação às ilusões das massas na democracia dos ricos, a crise que atualmente enfrenta o PSOL em se aliar com a REDE e distanciar-se cada vez mais de qualquer projeto à esquerda do PT apoiando a chapa Lula-Alckmin, e também a esquerda internacional.

Por fim, ambos debatem perspectivas para o Pólo Socialista e Revolucionário, que atualmente é construído tanto pelo PSTU quanto pelo MRT e outras organizações, sendo importante neste momento unir os críticos aos rumos de grande parte da esquerda neste momento.

Assista aqui:


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[Esquerda em debate]   /   [Federação PSOL-REDE]   /   [polícia]   /   [Assembleia Constituinte Livre e Soberana]   /   [Golpe institucional]   /   [Frente de Esquerda e dos Trabalhadores (FIT)]   /   [PSTU]   /   [Debates na esquerda]

Diana Assunção

São Paulo | @dianaassuncaoED
Comentários