Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

Novo curso no Campus Virtual: "Do Iskra ao Pravda e o leninismo 2.0"

Novo curso no Campus Virtual: "Do Iskra ao Pravda e o leninismo 2.0"

Com Guilherme Costa, o curso “Do Iskra ao Pravda e o leninismo 2.0 – a imprensa revolucionária ontem e hoje” visa abarcar duas grandes experiências de imprensa revolucionária levadas a frente pelos revolucionários russos do começo do século XX para pensar o papel da imprensa revolucionária hoje.

Na primeira parte, o curso vai buscar compreender a situação do Partido Operário Social-Democrata Russo na virada do século XIX para o século XX e aprofundar os debates que Lenin fez à época para pensar o nascimento do periódico Iskra. Em base a alguns textos de Lenin e também à obra Que Fazer?, busca aprofundar as motivações teóricas, políticas e organizativas que levariam Lenin a fundar um periódico. Atravessa ideias como “tribuno do povo”, “jornal como centralizador partidário”, “organizador coletivo”, bem como a importância da teoria revolucionária para a construção do movimento revolucionário e algumas das principais polêmicas que Lenin travou no interior da social-democracia russa contra a ala oportunista e bernesteiniana de então. Com isso, tenta desenhar um panorama do que foi esse importante periódico que virou, nas palavras de Trotsky, “um esboço, um borrão de organização revolucionária que, desenvolvendo-se, temperando-se, tomando a ofensiva ou batendo em retirada, ligando-se cada vez mais estreitamente com as massas operárias e lhes propondo tarefas cada vez mais extensas, devia, quinze anos mais tarde, derrubar a burguesia e conquistar o poder”.

Na segunda parte, o curso vai abordar uma segunda experiência de imprensa revolucionária erguida pelos bolcheviques, o Pravda. Esse jornal, que surgiu primeiramente em 1912, foi suspenso em 1914 e retomado em 1917 às vésperas de Outubro, cumpriu um papel fundamental na preparação para a tomada do poder. Atravessará os anos em que esteve na ativa, compreendendo as inovações revolucionárias do Pravda, um jornal da classe e para a classe, bem como mergulhará em detalhes históricos e espetaculares dos meses entre fevereiro e outubro. Impossível estudar a história do Pravda sem abordar os quentes debates que permearam o partido bolchevique nos momentos decisivos do ano de 1917. Tudo isso para refletirmos, hoje, o papel que a imprensa revolucionária deve ter para pensarmos a revolução no Brasil e no mundo.

veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[ Videos]   /   [Ideias de Esquerda]   /   [Leninismo]   /   [Marxismo]   /   [Teoria]

Comentários