×

CONTRIBUIÇÃO DO MRT PRO II SEMINÁRIO DE NEGROS | Nossos exemplos são as negras, revolucionárias que vão para onde quiserem!

sábado 23 de abril de 2016 | Edição do dia

Desde o fim da escravização as mulheres negras continuam cumprindo majoritariamente papéis ligados àquele período, estão (em grande parte e de maneira desproporcional às mulheres brancas) nos postos de trabalho precários e informais, como cozinheiras, faxineiras, empregadas domesticas catadoras de lixo. As mulheres negras recebem 32% do salário dos homens brancos, ocupam 70,6% dos postos de terceirização e são 66,4% das pessoas que recolhem material reciclável. Isso coloca as mulheres negras sempre para trás socialmente sendo que o governo do PT apenas regulamentou e organizou os trabalhos precários para que tivessem mais legalidade para a própria burguesia. A direita conservadora, fundamentalista e racistas quer não só nos manter nessa localização mas nos exterminar.

Quando as mulheres atingem uma localização social superior ainda que a condição de vida objetiva seja diferente das mulheres pobres, o racismo também se manifesta porque a discriminação racial perdura todas as classes e como os casos e Maju e Thais Araújo são atacadas com discurso de ódio e racismo, vistas como macacas, assim como aparecem nas paredes das universidades. A sexualização exacerbada de nossos corpos que são vistos como objetos sexuais, ou seja apenas um corpo para satisfação de prazer e não como mentes pensantes, fortes e capazes!

Ao mesmo tempo em que o corpo da mulher negra é utilizado como moeda de troca no país, com propagandas de turismo sexual, carnaval e uma superexposição dos corpos essa sociedade conservadora utiliza nossos corpos para estimular um mercado de consumo, mas impede que as mulheres sejam sujeitas de seus próprios corpos e decidam sobre ele! O aborto segue sendo crime mesmo tendo uma mulher no poder, nossos direitos foram negociados nos últimos anos de governo do PT com essa direita que quer nos arrancar o direito de decidir sobre nossos corpos, mas compactua com a sexualização dos corpos e são coniventes com as propostas grotescas e indecentes de soldados como no Haiti onde os soldados que oprimem o povo haitiano com sua presença ainda negociam estupros em troca de alimento.

As forças repressivas do Estado, ou seja, todo o seu aparato armado está à serviço de matar a população negra e as mulheres sofrem ficando pra trás com famílias para criar, ou sem seus filhos, parentes e amigos. A polícia é inimiga da classe trabalhadora e inimiga numero 1 dos negrxs, mas que mesmo com tudo isso se enfrentam e resistem à violência policial.

Queremos resgatar nossa história de luta e de resistência, nossa identidade que não é simplesmente os cachos perfeitos do comercial, ou o turbante com tecido de luxo aceitável na televisão, queremos resgatar nossa memória e identidade de maneira positiva e expressando nossa beleza como ela é, para combater justamente esse sistema que nasce fruto da exploração negra, colocamos nosso turbante que também é da mãe de santo do terreiro incendiado; Levantamos nossos Black Powers assim como Angela Davis, para encarar de frente o racismo e também resgatar o orgulho de Rosa Parks que não levanta e não se cala frente aos ataques e injustiças, e seguiremos na luta contra o capitalismo e ao lado dos trabalhadores com a certeza de poder de Dandara!Pois juntas podemos ir para onde quisermos e construir uma sociedade livre de opressão e da miséria capitalista!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias