×

TRIBUNA ABERTA | No sábado, dia 19, IV Marcha da Maconha agita Contagem

O coletivo Marcha da Maconha Contagem enviou este texto para a sessão de Tribuna Aberta do Esquerda Diário.

segunda-feira 14 de maio de 2018 | Edição do dia

Vem aí a Marcha da Maconha Contagem 2018. Os contagenses vão às ruas pelo quarto ano consecutivo requerer a legalização da Maconha.

Assim como nos anos anteriores, o movimento levanta a bandeira da descriminalização para uso medicinal, religioso, recreativo e do plantio da erva para consumo.

O evento ocorrerá no dia 19 de maio em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte, e traz como lema: "Nas Eleições Aperte o Verde e Confirma".

A Marcha em Contagem faz parte de um movimento global pela legalização dos usos da cannabis, se organizando em mais de 190 cidades ao redor do globo. A descriminalização é uma luta antiga, porém se faz muito atual. Para se ter uma ideia, no Brasil, um terço da população carcerária é procedente do tráfico de drogas, são quase 200 mil pessoas presas, maioria de jovens negros, sem antecedentes criminais, sem porte de arma e com pequenas quantidades, enquanto os verdadeiros traficantes estão soltos em seus helicópteros.

Arte: Fernanda Gomes

Como afirmaram Isabela e Ana Carolina ao Esquerda Diário, a propagada guerra às drogas é uma farsa, pois “a criminalização está longe de combater ao tráfico e a violência, mas tem propiciado o aumento da população carcerária em nosso país, que já é a 3° maior população carcerária do mundo, além das mortes diárias.”

O país passa por um golpe de Estado e é preciso resistir ao conservadorismo, que prescreve a propagação do medo para a militarização da sociedade. Mas a luta e resistência não cessam.

Confira o avanço da luta antiproibicionista no Brasil: em maio de 2017 a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) incluiu a Cannabis sativa como “planta medicinal” na lista que define os nomes oficiais de fármacos. Em janeiro, a mesma agência aprovou o registro do primeiro remédio à base de maconha no Brasil, o Mevatyl. Em 2016, autorizou a prescrição e manipulação de medicamentos a base de Cannabis. No ano de 2015, retirou o canabidiol da lista de substâncias de uso proscrito, o que facilitou a comercialização de medicamentos que contêm a substância no país. Em 2014, a ANVISA autorizou a importação da substância pela primeira vez.

A cada ano o movimento pró-legalização cresce em Contagem e nesta edição teremos os seguintes shows na finalização da Marcha, na Praça do Apoema: MacJulia e Mc Nobruh, o Grupo Ideias Acima, Alef Harper, a banda de rock Razão Social, além de discotecagem com os Djs Toto e Dj Fill e Dj Mujica.

Em 2018, várias cidades brasileiras promoverão suas marchas a favor do cultivo e uso da planta. Já Belo Horizonte entra na sua 10ª edição, no sábado seguinte ao da marcha contagiante.

Arte: Rodrigo Marques

Se você também pensa que precisamos de mudanças marque na agenda e convide a família e amigos, pois vale destacar que a Marcha da Maconha é um movimento pacífico e legítimo, garantido por unanimidade pelo Supremo Tribunal Federal de acordo com a ADPF 187, julgada em novembro de 2011. O mesmo Supremo que está com a votação da descriminalização parada desde a morte do Ministro Teori Zavascki. Com um julgamento de 11 ministros, os 3 primeiros votos já foram favoráveis para considerar a proibição do porte da cannabis como inconstitucional.

Em artigo anterior publicado no Esquerda Diário assim se resume a votação pelo STF: “no plano legal a descriminalização deve ser vista como um primeiro passo rumo à legalização, pois além de descriminalizar o porte e o consumo é necessário legalizar o cultivo caseiro, para que cada um possa plantar para consumo próprio, de forma sustentável. Diante de um Congresso Nacional altamente conservador, a possibilidade de descriminalização pelo STF não pode ser descartada, pois ela reforça a luta antiproibicionista.”

4ª Marcha Maconha Contagem
Data: 19 de maio de 2018 – Sábado
Praça Marília de Dirceu (Cigano) - Bairro Inconfidentes
Concentração: 13:20h - Saída: 16:20
www.facebook.com/events/822969844570862/

10ª Marcha Maconha Belo Horizonte
Data: 26 de maio de 2018 – Sábado
Praça da Estação
Concentração: 13:20h – Saída: 16:20
www.facebook.com/events/236180320287894/

Todas e todos rumo ao fim da guerra às drogas, por uma grande BH esverdeada!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias