×

RIO DE JANEIRO | No Rio, Garçons e atendentes são obrigados à trabalhar sem sequer receber insalubridade

terça-feira 17 de março de 2020 | Edição do dia

O Estado do Rio de Janeiro esta em estado de alerta e as medidas do governador Witzel são evitar o máximo de aglomeração, os grandes eventos públicos foram cancelados, as escolas e universidades públicas e privadas paralisaram, o cartão de transporte dos estudantes esta bloqueado para evitar a circulação em transportes público. Witzel sabe que o nosso sistema de saúde não sustenta a pandemia do coronavírus. E ao invés de adotar medidas de investimento na saúde pública o governador só faz pedindo a população que fique em suas casas, porém a quarentena é um luxo para a realidade de muitos trabalhadores.

Os trabalhadores de mercados, bares, restaurantes e lanchonetes estão sendo obrigados a trabalharem enquanto os seus patrões não seguem as medidas de restrições e prevenção a saúde dos trabalhadores.

Muitos desses trabalhadores são negros e negras que sofrem cotidianamente as mazelas do capitalismo e nessa crise do coronavírus são os principais prejudicados. É muito absurdo que os trabalhadores do comercio e de atendimento ao público sigam trabalhando enquanto os patrões desprezam suas próprias vidas em nome do lucro.

Liberação imediata de todos os funcionários dos serviços não emergências com garantia dos pagamentos dos salários e proibição das demissões. Taxação das grandes fortunas dos grandes empresários para serem investidos no sistema público de saúde, pelo não pagamento da dívida pública diferente dos patrões que querem manter seus lucros sem nenhuma garantia de direito aos trabalhadores.

Por isso é preciso que o governo do Estado mais a Prefeitura garantam testes gratuito e de qualidade para toda população e que todos os pacientes com o vírus ou suspeita do vírus tenha garantindo seus leitos nos hospitais.
Preciso também exigir que o SUS seja de qualidade, gratuito e sob o controle dos trabalhadores e que os postos de hospitais privados abram seus serviços para toda a população nesse momento.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias