×

Violência doméstica | No RJ, 75% dos feminicídios ocorreram dentro de casa no ano passado

A violência doméstica aumentou durante a pandemia. 78% dos casos, os autores foram companheiros ou ex-companheiros das vítimas.

segunda-feira 18 de outubro de 2021 | Edição do dia

Um estudo realizado pelo o ISP (Instituto de Segurança Pública), revelou dados que mostram um aumento da violência doméstica no estado do Rio de Janeiro no ano passado. Foram 78 feminicídios neste período. Em média, houve uma vítima a cada cinco dias no estado. 75% dos casos, ocorreram dentro de casa, e nas 78% das vezes, o crime foi realizado pelo o companheiro ou o ex da vítima. Em 20 casos, os filhos das vítimas presenciaram toda a violência.

Menos de 10% das vítimas tinham medidas protetivas contra os agressores, e mais da metade delas tinha sofrido algum tipo de violência, mas não registrou ocorrência. A maioria tinha entre 30 e 59 anos (58%) e era negra (55%).

Veja também: Vítimas de violência doméstica são as que mais perderam emprego e renda na pandemia

O levantamento mostra mais números que demonstram o aumento da violência contra a mulher em plena pandemia. 98 mil mulheres, no ano passado, registraram ocorrência por violência doméstica em território fluminense, o que significa que 11 pessoas foram agredidas a cada hora. Também mostra que houve um aumento de estupro de vulnerável, quando a vítima tem menos de 14 anos ou não tem condição de manifestar resistência. Este tipo de crime teve mais que o dobro de registros em 2020 comparado ao ano de 2019. Foram 7 meninas com menos de 14 anos estupradas por dia no estado.

Os números são alarmantes, e mostra como durante a pandemia, as mulheres como um dos setores mais oprimidos do capitalismo, foram as que mais sofreram com a crise sanitárias, e como o índice de violência aumentou dentro de de casa durante os meses de quarentena. O machismo e patriarcado, que é ferozmente reproduzindo por Bolsonaro e seus apoiadores de extrema direita, mostra como a vida das mulheres acabam sendo descartadas por essa ideologia extremamente reacionária, que está ligada diretamente com a necessidade que o capitalismo tem de sustentar o machismo e o racismo para oprimir e explorar mais esses setores da sociedade.

Veja também: Basta de feminicídios e violência machista! Bolsonaro, Mourão e os golpistas são responsáveis!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias