×

ELEIÇÕES ARGENTINAS | Neuquén: Raúl Godoy é novamente eleito deputado estadual

Segundo dados dos próprios fiscais da Frente de Izquierda y de los Trabajadores (FIT), Raúl Godoy do PTS foi novamente eleito deputado estadual de Neuquén, na Argentina. A FIT realizou uma grande eleição em Neuquén, na qual conseguiu uma segunda bancada além da de Godoy, que será ocupada por Patricia Jure do PO (Partido Obrero).

André Barbieri São Paulo | @AcierAndy

terça-feira 28 de abril de 2015 | Edição do dia

Raúl Godoy havia sido deputado estadual pela FIT em 2013, denunciando ferozmente a entrega dos recursos naturais da província de Neuquén, por parte do Movimiento Popular Neuquino e do partido da presidente Cristina Kirchner, à multinacional imperialista Chevron. Durante seu mandato, tornou concreta a consigna “que todo alto funcionário de estado ganhe o mesmo salário de uma professora”, recebendo o mesmo salário de uma professora e doando o restante a um fundo de luta da província, apresentando este projeto de lei à Legislatura para denunciar os políticos da burguesia (do kirchnerismo e da oposição de direita) que vivem como empresários ganhando dezenas de milhares de pesos por mês enquanto a maioria da população ganha 5000 pesos.

Depois do término de seu mandato, Raúl Godoy, histórico dirigente da fábrica ceramista Zanon (atual Fabrica Sin Patrones, FaSinPat), voltou ao chão de fábrica junto aos seus companheiros, mostrando que é possível, com uma estratégia correta, combater a burocratização de sindicalistas que se afastam das bases e nunca mais retornam ao trabalho.

Este exemplo de ligação de um deputado operário do PTS com suas bases fortaleceu as posições da FIT na província de Neuquén, e resultou em um novo madato de Godoy.

Alcançando os 16.104 votos (4,7%), Raúl Godoy assegurou que “ainda com grande quantidade de urnas do MPN e do kirchnerismo, a FIT fez uma muito boa eleição, assegurando a manutenção de nossa bancada na Legislatura e acrescentando um segundo deputado.Mas para além disto, já podemos assegurar somos um dos grandes ganhadores da jornada. A FIT volta a ratificar que é uma força nacional que se vem consolidando em todo o país”.

O parlamentarismo revolucionário do PTS na FIT (que se expressou na participação ombro a ombro de Christian Castillo e de Nicolás Del Caño do PTS com os trabalhadores, em cada ação concreta e nos atos nacionais nas fábricas de Donnelley e na automotriz Lear contra as demissões) mostra como a intervenção dos revolucionários no parlamento deve estar a serviço de impulsionar a luta de classes.

Este exemplo da FIT explica sua consolidação como a principal força política da esquerda dos trabalhadores no parlamento.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias