×

Luta de classes na Argentina | Neuquén: Enorme triunfo dos profissionais de saúde argentinos após semanas de luta e bloqueios de estradas

Vitória dos trabalhadores de Neuquén na Argentina, após dois meses de greve e mais de vinte dias de bloqueios na rota da jazida de hidrocarbonetos de Vaca Muerta - a auto-organização e o imenso apoio popular foram a chave para sua vitória.

quinta-feira 29 de abril de 2021 | Edição do dia

Os trabalhadores de Neuquén, província da Patagônia na Argentina, acabam de conquistar um grande triunfo que merece ser um exemplo para além das fronteiras do país. Após dois meses de combates e mais de vinte dias de bloqueios na rota da jazida de hidrocarbonetos de Vaca Muerta, a auto-organização e o imenso apoio popular foram a chave para sua vitória.

O triunfo dos trabalhadores da saúde de Neuquén, que se organizaram como auto-organizados ante a recusa do sindicato que os “representa” para lutar por suas reivindicações, obteve um aumento salarial para todos os trabalhadores do Estado e tornou-se um exemplo de que se pode lutar e vencer.

“Depois de tirar um aumento do governo para todas as empresas estatais, mesmo sendo uma oferta insuficiente, resolvemos deixar as rotas, mas não a luta”, garantiu o referente dos auto-organizados Marco Campos.

A primeira lição que deixa a luta dos trabalhadores da saúde na província da Patagônia é que é possível lutar, com métodos radicalizados e, sobretudo, que se pode vencer as lideranças sindicais quando elas não estão dispostas a lutar.

Assim começou o conflito em Neuquén. A direção sindical dos trabalhadores do Estado na província, a Asociación de Trabajadores del Estado (ATE), começou a desacreditar os trabalhadores da saúde que recusaram um aumento miserável após um ano de crise e inúmeros sacrifícios resultantes da pandemia. Até o líder sindical da ATE zombou deles e os chamou depreciativamente de "elefantes". Disse que discutir com os trabalhadores que lutavam por um salário mínimo era “como dançar com um elefante, não se sabe se agarra-o pelo rabo ou pela tromba porque não tem forma”. Os profissionais de saúde, que já contavam com um apoio significativo da comunidade, tomaram esse epíteto como bandeira, responderam que eram "elefantes" porque pisavam forte, tinham memória e andavam em manadas - assim eles redobraram a aposta.

Aos 35 dias de luta na capital da província e nas principais cidades, esses trabalhadores, que já se organizavam como auto-organizados diante da traição da direção sindical, radicalizaram o método de luta e saíram para bloquear o percurso.

Mas eles não pararam qualquer rota. Fizeram isso com aquela que se dirigia para a jazida de hidrocarbonetos de Vaca Muerta. Estes são os campos de fracking mais importantes do país e a principal fonte de receita da província.

Assim, após 60 dias de luta histórica e mais de 20 com as rotas de Vaca Muerta paradas, o governo provincial do Movimento Popular Neuquino (MPN), que se recusou a recebê-los, acabou cedendo e concedendo um aumento salarial. O governo teve que recuar de sua postura dura após uma luta histórica na província, e a burocracia sindical ATE, que boicotou a luta desde o início, está enfraquecida e derrotada.

Assim foi a luta e a organização

Os "elefantes" de Neuquén encenaram a luta mais dura da onda de resistência operária na Argentina. Fizeram greve sem o apoio de nenhuma direção sindical, organizaram-se em assembléias pelo hospital e pela Interhospital, fizeram marchas com a comunidade e com quase 30 piquetes em toda a província de Neuquén paralisaram a produção de gás e petróleo em Vaca Muerta por 22 dias. Eles conseguiram isso aliando-se às comunidades Mapuche e ao povo das cidades petrolíferas.

Eles não se resignaram e se rebelaram apenas contra o governo, mas também contra a burocracia sindical, que jogou contra eles desde o primeiro dia. Um grande exemplo de luta e organização para toda a classe trabalhadora.

De um acordo de 12% firmado entre o governo e as lideranças sindicais da UPCN (NdT: Unión del Personal Civil de la Nación - é um sindicato que reúne funcionários de diferentes setores da administração pública nacional, provincial ou municipal da República Argentina) e ATE, após 55 dias de combates, uma oferta total de 53% foi aprovada, mas que só acabaria de ser paga em março de 2022. Diante da rejeição das assembléias, o governo teve que melhorar a oferta para que todo o aumento seja arrecadado em 2021. Embora tenham deixado claro que vão por mais, tanto nas condições salariais quanto nas de trabalho, o Interhospital rompeu o teto salarial de todos os trabalhadores estatais de Neuquén.

A assembleia Interhospitalar realizada esta quarta-feira no piquete da localidade de Fortín de Piedra decidiu suspender os bloqueios de Vaca Muerta, mas continuar com as medidas de força, mantendo em pé o corte da travessia internacional em Villa La Angostura. Em seguida, partiram com o povoado de Añelo (onde fica Vaca Muerta) até Neuquén em uma caravana, terminando no centro da cidade onde "os elefantes" foram recebidos com enorme apoio popular.

“Hoje em assembleia Interhospitalar resolvemos concluir as barreiras de Vaca Muerta, após 22 dias ininterruptos paralisando a produção de gás e petróleo e apontando onde estão os recursos milionários da província, mas que as multinacionais saqueiam todos os dias. Decidimos isso levando em consideração que depois de 60 dias de luta e três semanas de bloqueio de rotas, o Governo teve que recuar de sua postura dura e conceder um aumento salarial básico, não só à saúde, mas a todos os trabalhadores estatais da província. Por mais que não quisessem nos receber e negociassem tudo entre quatro paredes com a burocracia do ATE, todos sabem que essa é uma conquista da luta dos auto-organizados ”, disse Marco Campos, referente dos auto-organizados no Castro Hospital Randón, da capital provincial.

Campos acrescentou que “esta decisão é antes de tudo um gesto para com toda a comunidade, que nos apoiou e nos possibilitou percorrer esses 22 dias, trazendo lenha, água, comida e sobretudo encorajamento para não baixarmos as cabeças, como a comunidade de Añelo e as comunidades Mapuche. Também porque se mobilizaram em Neuquén e em todas as cidades em marchas com tochas, caravanas ou vieram trazer comida para levar aos piquetes. O apoio da comunidade foi fundamental para nós ”.

Por fim, o referente dos auto-organizados disse que “a decisão de hoje do Interhospital abre uma nova etapa na nossa luta, que não terminou aqui. Além de continuar a exigir que as cotas para o aumento sejam encurtadas, aguarda-se a transferência para a fábrica de muitos e muitos trabalhadores temporários, a devolução dos dias descontados de greve, que os inquéritos existentes sejam anulados e que nenhum processo criminal ou sumário seja iniciado contra qualquer um dos que estiveram nos bloqueios, e é por que exigimos que o governo se reúna com os auto-organizados. E acima de tudo, temos que fortalecer a organização provincial dos auto-organizados, que é aquela que nos trouxe aqui e deu força à luta pela saúde quando a burocracia sindical nos traiu ”.

As resoluções completas da assembleia Interhospitalar foram as seguintes:

  • Ratificar a rejeição do acordo salarial entre o governo e a burocracia do ATE e continuar a lutar pelo nosso rol de reivindicações;
  • Ratificar a greve da saúde;
  • Suspender os bloqueios de Vaca Muerta e reforçar o corte estratégico de Villa La Angostura;
  • Seguir com medidas de ação direta. Nesta quinta-feira, mobilização na ponte Neuquén-Cipolletti em apoio às organizações sociais, na sexta-feira mobilização do CAM (Centro Administrativo Ministerial) para exigir o pagamento dos dias de greve e que não sejam aplicados novos descontos;
  • Solicitar a continuidade da mesa de mediação para a lista de reclamações;
  • Suspender os cortes na unidade de forma coordenada, com uma caravana em cada povoado, um ato no Hospital Añelo e uma coletiva de imprensa/evento hoje às 18h no Monumento San Martín, convocando a comunidade que nos apoiou na luta;
  • Fazer uma declaração em apoio a organizações sociais e doação de suprimentos para as organizações;
  • Exigir que a ATE Nacional interceda contra descontos e inquéritos;
  • Convocatória para a mobilização e uma nova Interhospital no dia 1º de maio.



Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias