×

ENCHENTES EM CAMPINAS | Na pandemia, famílias de Campinas perdem tudo em enchentes por responsabilidade dos governos

Na tarde dessa sexta-feira (26), fortes chuvas atingiram diferentes bairros na cidade de Campinas-SP, com pontos de alagamento em vias, quedas de arvores e inundação de imóveis. A região do Jardim Samambaia foi uma das mais atingidas, pelo menos 18 moradias foram alagadas, onde alguns moradores chegaram a perder quase tudo.

segunda-feira 1º de março de 2021 | Edição do dia

Foto: Reprodução EPTV

Foram pelo menos nove bairros que tiveram suas ruas inundadas, na avenida Orosimbo Maia um córrego chegou a transbordar, desviando os motoristas para calçada. No Jardim das Oliveiras, a rua foi tomada por uma enxurrada após outro alagamento. No Nova Campinas, mais um ponto de alagamento, os motoristas se arriscaram pela água mesmo.

No Jardim Samambaia pelo menos 18 famílias ficaram desabrigadas, relatos afirmam que problemas desse tipo afetam a região há anos, o morador Divino Rosa Camargo, auxiliar de serviços gerais, desabafou também ao G1 "Dessa vez perdi tudo, se quiser ir lá dentro ver. Perdi cama, máquina de lavar que está aqui na rua, geladeira".

Durante o agravamento da segunda onda de coronavírus, onde o Brasil volta a registrar mais de mil mortos por dia, a classe trabalhadora é mais uma vez privada de seus direitos a quarentena. Enquanto a demagogia de Dário Saadi segue, com dizeres para a população ficar em casa, perguntamos em que casa? Afinal além de não terem salários assegurados, uma licença remunerada, sem auxilio emergencial, deixados pelo governo golpista de Bolsonaro a mercê, as famílias do Jardim Samambaia perderam tudo, como o trabalhador Divino Rosa Camargo, que agora não tem geladeira ou cama. Quais as condições dadas para a classe trabalhadora permanecer em casa? Nenhuma, o governador de São Paulo, João Doria, anunciou no próprio dia 26, lockdownna madrugada em todo o estado, com toques de recolher para a população, mas enquanto isso a população segue sem infraestrutura básica para inclusive manter suas casas intactas em meio a chuvas que acontecem todos os anos e ainda podem sofrem repressão dos governos responsáveis por isso.

Descaso dos governos de Campinas, afinal a população do Jardim Samambaia reclama de problemas como esse há anos, mas como disse Divino dessa vez perderam tudo, não teve como salvar nada e agora são dezenas de famílias sem suas moradias intactas. Vítimas fatais do sistema capitalista, que deixam a classe trabalhadora à mercê em situações como essas, não foi a chuva que levou todos os moveis e eletrodoméstico dessas famílias e sim a falta de infraestrutura promovida pelo capitalismo, que tem a necessidade de deixar a classe trabalhadora sem infraestrutura básica, para enfrentarem dias como essa fatídica sexta-feira (26).




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias