×

Ameaças autoritárias | Na Bahia, Bolsonaro diz que manifestações do 7 de setembro serão ultimato ao STF

A declaração marca mais uma escalda na retórica golpista do presidente.

sexta-feira 3 de setembro | Edição do dia

Na antessala dos atos do dia 7 de setembro, onde as ruas estarão ocupadas tanto pelo esquerda como pelo bolsonarismo, o presidente aumenta sua retórica golpista. Durante sua passagem pela Bahia, disse:

"Nós não criticamos instituições ou Poderes. Somos pontuais. Não podemos admitir que uma ou duas pessoas que usando da força do poder queiram dar novo rumo ao nosso país. (...) Essas uma ou duas pessoas tem que entender o seu lugar. E o recado de vocês, povo brasileiro, nas ruas, na próxima terça-feira, dia 7, será um ultimato para essas duas pessoas"

O aumento da retórica golpista vem numa fase em que Bolsonaro está cada vez mais desgastado e busca mobilizar sua base mais dura de extrema-direita e insuflar as polícias. Ao mesmo tempo, o STF responde com mandatos de prisão contra bolsonaristas como Roberto Jefferson e os organizadores do ato do dia 7.

No entanto, enquanto se digladiam, também se unificam na hora de passar os ataques. O STF, por exemplo, tem adiado a votação do Marco Temporal, como tentativa de desmobilizar os milhares de indígenas que estão hoje na frente da Congresso.

O nível de ataque de ambos os lados e o aumento da retórica golpista mereceriam uma resposta à altura, unificando os trabalhadores, os estudantes e os indígenas. No entanto, a política das centrais sindicais - incluindo a CSP-Conlutas - tem ido no sentido oposto: não mobilizam nada, se limitam a pedir que o Congresso e o STF tomem as rédeas do país. Enquanto isso, Lula está realizando sua turnê pelo Nordeste para se aliar com todo tipo de figura golpista e de direita, inclusive tentando disputar a base bolsonarista.

Para ficar mais por dentro da disputa entre Bolsonaro e o STF e o 7 de setembro, veja nosso última programa O Brasil não é para amadores:




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias