×

CIDADE DE BUENOS AIRES - ARGENTINA | Myriam Bregman e uma importante eleição de deputados da FIT Unidad na Argentina

Com uma grande campanha militante, a candidata a deputada nacional pela Frente de Esquerda Unidade obteve o resultado mais alto da esquerda desde 2011. Por poucos votos não conseguiu uma bancada no Congresso. Alejandrina Barry somará outra banca do bloco na legislatura portenha.

Federico PuyDocente, Congresal UTE-CTERA

terça-feira 29 de outubro de 2019 | Edição do dia

Os 119.936 votos obtidos pela candidata a deputada nacional pela Frente de Esquerda Unidade, Myriam Bregman, não alcançariam - por menos de meio ponto - o acesso a bancada parlamentar, questão que será definida no exame final. No entanto, estamos diante da melhor eleição da esquerda na cidade em décadas.

Em 2011, em relação aos deputados nacionais, foram obtidos 5,59%, em 2013, 5,64%, em 2015, 5,48% e em 2017, 5,79%. Nesta eleição, Bregman conquistou 6,13%, sobre Marco Lavagna, do Consenso Federal, sendo a terceira deputada mais votada.

Myriam tornou-se uma figura inquestionável da esquerda anticapitalista na capital e a nível nacional. E isso não é notável apenas mostrado na ruas, é confirmado pela imensa quantidade de cumprimentos recebidos, os vários parabéns que transformaram Myriam em uma tendência nas redes sociais nesta segunda-feira pela grande eleição realizada.

A campanha da Frente de Esquerda Unidade na Cidade teve como eixo a exigência de que a crise não fosse paga pelos trabalhadores, juntamente com a denúncia concreta de Nicolás del Caño e Myriam Bregman de que o ajuste teve cúmplices nos setores do peronismo e do Consenso Federal, que garantiram no Congresso as principais leis antipopulares que Mauricio Macri precisava.

A FIT Unidade foi quem destacou que Sergio Massa seria o presidente do Congresso em um futuro governo da Frente de Todos, o mesmo que propunha levar o Exército às ruas e diminuir a idade da menor idade penal. Nesse contexto, o avanço de Myriam foi um importante contraponto ao refluxo dos votos que a esquerda sofreu nacionalmente devido à enorme polarização que favoreceu o antimacrista do "mal menor".

A cidade de Buenos Aires foi uma peça-chave da estratégia de campanha de Cambiemos. Não se tratava apenas de manter a liderança do governo, mas principalmente de apoiar Cambiemos após a crise pós-PASO [as eleições primárias - NdT] e colaborar com a cidade, para que Cambiemos se tornasse a principal força de oposição ao futuro governo peronista.

Enquanto em nível nacional, Macri se dedicou à polarização entre "peronismo e antiperonismo", na cidade de Buenos Aires Larreta e Juntos por el Cambio (a coalizão que uniu o PRO aos radicais de Lousteau) se somaram após as PASO aos anfitriões de Espert (que abaixou sua lista de deputados) e com um discurso de "gestão" foram para o campo. No nível presidencial, Juntos por el Cambio, cresceu mais de 6 pontos em relação as PASO (52,38%) e com 55,90% dos votos, Larreta manteve em grande parte a liderança do governo.

Os deputados obtiveram 52,86%, obtendo oito bancas, além de dois senadores nacionais. A legislatura portenha terá novamente uma maioria automática de Cambiemos.

A Frente de Todos obteve 35,63% dos votos, um ponto e meio a mais do que nas PASO e uma votação semelhante às duas últimas eleições para presidente da cidade. A estratégia de escolher Matías Lammens, presidente do clube San Lorenzo, como candidato a chefe de governo, um “outsider” da política que nunca foi um adversário de Larreta, foi a pior opção.

No meio da campanha, ele chegou a declarar que queria Larreta em seu Ministério das Obras Públicas e confessou ter votado em Lousteau em 2015. Após o debate dos candidatos na cidade, Lammens procurou mostrar-se o mais próximo de Larreta, embora com menos solvência e conhecimento.

Ele não disse uma palavra sobre o metrô privatizado que cobra taxas impagáveis ​​ou a administração larretista "bem-sucedida" que comprou vagões com amianto cancerígeno, muito menos das múltiplas negociações à custa do leilão de terrenos fiscais da cidade.

Pelo contrário, as denúncias do candidato a chefe de governo pela FIT, Gabriel Solano, foram agudas e vigorosas, permanecendo como o verdadeiro oponente de Larreta. Após o debate, ficou claro que o "Macri já foi, se vocês quiserem Larrreta também" não tinha chance. Lammens obteve 35,06% dos votos, décimos abaixo do que a fórmula Fernández-Fernández obteve na cidade (35,63%).

A eleição da Frente Esquerda Unidade na cidade

A Frente de Esquerda Unidade obteve na cidade de Buenos Aires 2,92% à fórmula presidencial, confirmando neste campo a mesma dinâmica que no nível nacional, uma vez que 1% recuou em relação às PASO.

A chefe de Governo conquistou 3,65%, enquanto na categoria legislativa conseguiu entrar Alejandrina Barry, que se juntará a própria Bregman e Gabriel Solano na bancada que é rotativa.

Se a nível nacional - em meio à hiperpolarização - olhando para a eleição geral, que inclui o declínio na fórmula presidencial e um crescimento na categoria de deputados, podemos dizer que “se confirma o apoio político de um setor significativo da classe trabalhadora, mulheres e jovens a uma alternativa política claramente anticapitalista” na cidade, isso assume uma nova dimensão por causa da grande votação que Myriam Bregman recebeu.

Com uma grande campanha militante distribuída por toda a cidade, nos locais de trabalho e estudo, nas ruas e em cada bairro, acompanhada por Nicolás del Caño, nos debates da cidade com Gabriel Solano. Encerrando a campanha em frente ao Consulado do Chile, em solidariedade com o povo chileno, que se levantou contra seu governo, conseguimos questionar uma cidade de grandes desigualdades sociais sobre questões muito importantes, como educação, saúde, moradia e trabalho, mas também a reclamação de que houve cúmplices durante esses mais de 12 anos de gestão do PRO na cidade, como foi o peronismo em muitas ocasiões.

Também contra a política repressiva de Larreta e sua Polícia da Cidade, que questionamos em mais de uma ocasião, da Comissão contra a Violência Institucional do Legislativo presidida pela própria Bregman.

A candidatura foi capaz de interpelar não apenas setores da esquerda, mas também o movimento feminista, a intelectualidade, os advogados defensores dos direitos humanos, os artistas progressistas, os defensores do meio ambiente, além de centenas de jovens, trabalhadores. e de estudantes, apoiadores do FIT que constituíam comitês de apoio e independentes, que se colocaram em seus ombros a luta em seus ombros porque a Frente de Esquerda foi fortalecida na Cidade no meio da polarização nacional.

Os dois debates presidenciais e as muito boas intervenções de Nicolás del Caño perante uma audiência de milhões de pessoas ajudaram a fortalecer o voto da esquerda na cidade no meio da polarização nacional.

Também serviram para fortalecer, com a denúncia do direita de Macri, as cumplicidades do peronismo, as demandas das rebeliões no Equador e no Chile, bem como a defesa do meio ambiente contra multinacionais extrativistas, o direito ao aborto legal e seguro e a lei. da cota trans, a simpatia que Myriam já estava colhendo entre amplas faixas do progressivo eleitorado da cidade.

O parágrafo à parte merece a candidatura de testemunho de Luis Zamora, que obteve 1,18% dos votos, cerca de 23 mil votos, ainda menos do que a já magra eleição realizada na OEAP, da qual apenas sua candidatura permaneceu, não podendo ser aprovada. O resto das categorias. Sua mesquinha rejeição da política da unidade com a Unidade FIT impediu a esquerda de conquistar o deputado em Cambiemos. Nesta eleição, não importava. Algo semelhante poderia ser dito para o MAS que também não passou no PASS e convocou Zamora ou o FIT para votar de forma intercambiável.

Ver "celebrar" direitistas como Agustín Laje e muitos outros em redes nos faz rir um pouco, "latem Sancho" ... É justo dizer que alguns peronistas também ecoaram nesta campanha, fazendo o jogo da direita.

A mensagem é clara: no dia seguinte às eleições, todos querem diminuir as expectativas e, acima de tudo, romper o importante diálogo alcançado com uma camada muito grande que rasgou as cédulas e elegeu os candidatos da FIT. Não é de admirar que eles celebram Dina Rezinovsky, a candidata evangélica e "pró-vida" de Cambiemos, ocupando uma bancada em vez de Myriam.

Sabemos que elas prefeririam retornar ao século XIX do que conceder às mulheres o direito de decidir e não morrer como resultado da clandestinidade. Como Bregman disse na noite em que os resultados se tornaram conhecidos: "Isso não termina aqui, na verdade, está apenas começando, os votos obtidos refletem apenas uma parte da enorme força desenvolvida, que não será em vão, nós a colocamos a serviço de re-impulsionar a luta e a mobilização para começar a discutir como acabar com o aborto clandestino, para que não haja mais mortes por esse motivo, #QueSeaLey ".




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias