Frente ao racismo e ao reacionarismo do regime militar, os trabalhadores passaram a organizar seus primeiros bailes soul.
Renato Shakur
A memória de Paulo Diniz pode ser contada de diversas maneiras, mas hoje prefiro lembrar dele apenas de um jeito.
Em meados do século XIX no ano de 1854 em Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo baiano, nasceu Hilária Batista de Almeida, mais conhecida como Tia Ciata. Da Bahia ao Rio de Janeiro e do Rio de Janeiro entrou para história popular da cultura e identidade negra, essa é a trajetória da Tia Ciata, (...)
Ana Carolina Toussaint
A greve dos garis agitou o Rio de Janeiro por 11 dias, mostrando toda a disposição de luta da categoria que levou a greve adiante mesmo com a perseguição e a intransigência por parte de Eduardo Paes, da Comlurb e do judiciário. Esta categoria de maioria de trabalhadores e trabalhadoras negros mais (...)
Miguel Gonçalves
Decisão do ministro do TSE, Raul Araújo, é autoritária, fere a liberdade de expressão mais báscia de um artista poder se posicionar politicamente e remete à censura dos tempos da ditadura militar.
Redação
Quem nunca ouviu, seja em textos, filmes, internet ou ao vivo, os Estados Unidos se autodenominando como “América”? Em sua nova música, potencializada pela produção audiovisual do videoclipe, os artistas Residente e Ibeyi, questionam e protestam contra o imperialismo ianque dos EUA, rememorando (...)
Lara Zaramella
Grime é um estilo musical, que surgiu nos anos 2000 na Inglaterra, influenciado por outros gêneros musicais como o hip-hop e a música eletrônica. Com um beat mais acelerado que o rap tradicional, com os seus 140 BPM’s ganhou a cena no Brasil, hoje tendo grandes artistas com destaque nacional e (...)
Gabriel Brisi
No período da escravidão nas Américas entre os séculos XVII, XVIII e XIX os grandes países que conhecemos atualmente como países imperialistas sujeitaram milhões e milhões de africanos ao trabalho escravo em condições sub humanas de vidas. Esse momento histórico ficou marcado como o período da escravidão (...)
Nos aproximando do ato internacional do 8 de Março, trazemos uma banda de RAP brasileira que com um microfone denunciam e expressam a opressão e o peso do patriarcado na sociedade em que vivemos: a capitalista.
Noah Brandsch
Estamos próximos aos 50 anos do lançamento do disco que mudou a história da música brasileira. Clube da Esquina foi um álbum lançado em março de 1972, formado por um grupo de músicos mineiros mostrando a capacidade da subversidade e inovação da música (...)
Pedro Gronga
O hip-hop nasceu nas ruas dos guetos de Nova York, na mesma década em que foram implementadas fortes políticas proibicionistas contra as drogas que avançaram na criminalização e segregação dos setores mais empobrecidos, principalmente as comunidades afro-americanas e latinas dos (...)
Juan Maya
Em sete de fevereiro é comemorado o aniversário de James Dewitt Yancey, conhecido como J Dilla, nascido na Cidade de Detroit, estado de Michigan e berço da música Soul e do R&B. Filho de Ma Dukes, cantora de ópera e Beverly Dewiit Yancey, baixista de jazz, Dilla foi rapper, multi-instrumentista, (...)
Dani Alves
RAP "Pogresso" escrito, produzido e gravado por MC Tergan, retratando as desigualdades e contradições impostas pelo capitalismo no Brasil, com uma perspectiva da luta de classes para mudança.
Lucas Tergan
Elza seguirá afirmando a força da mulher negra que sempre foi. Elza é a mulher do fim do mundo, que cantou até o fim. Republicamos texto de janeiro de 2016 sobre esse que foi um de seus maiores discos, A Mulher do Fim do Mundo, que é sobretudo um disco de resistência. Composto por novos músicos da (...)
Gabriela Farrabrás
Elza Soares, a "mulher do fim do mundo", foi uma das maiores cantoras brasileiras com suas letras que denunciavam a exploração e opressão. Seu objetivo: "cantar até o fim"
Gabriela De Laurentiis
Grande festival em comemoração aos 20 anos de gestão operária da fábrica recuperada Zanon.
Hoje, sábado 04 de dezembro, às 18 horas começa o #FASINPAT20, o festival cooperativo e autogestionado que celebra os 20 anos de #ZanonFábricaSinPatrones (Zanon, fábrica sem patrões, traduzido do espanhol).
Camafeu participou do pioneiro bloco afro Ilê Aiyê, e foi precursor do Axé Music, compondo vários clássicos.
Confira o lançamento de "Menina melanina" de Niel Pimenta
Gio Sousa
O preconceito e a criminalização do funk existe e é de longas datas, o presente texto busca compreender as engrenagens históricas do desenvolvimento do racismo entrelaçado com capitalismo, apontando que o preconceito e criminalização do funk tem um origem de classe que constantemente segue atuando (...)