×

GRUPO DE ESTUDOS NORDESTE | Mulheres Negras e o Marxismo é novo tema do Grupo de Estudos Nordeste do Campus Virtual Esquerda Diário

Com quatro encontros e baseado no curso ministrado pela fundadora do Quilombo Vermelho e militante do grupo Pão e Rosas, Letícia Parks, através do Campus Virtual do Esquerda Diário, o Grupo de Estudos Nordeste acontecerá às sextas-feiras às 17 hrs nos dias 16 e 30 de abril e 07 e 14 de maio, abordando temas como “opressão e exploração”; “luta negra e luta de classes”; “negras no topo?” e “mulheres negras e estratégia socialista”.

Marie CastañedaCoordenadora do CACS Marielle Franco da UFRN (Ciências Sociais)

Cristina SantosRecife | @crisantosss

segunda-feira 5 de abril | Edição do dia

O objetivo do curso, que inicia na terça-feira 06 de abril às 20hrs e do Grupo de Estudos é abordar conceitos chave para a construção de um pensamento marxista sobre a questão negra e de gênero, resgatando tanto textos clássicos do marxismo que demonstram sua relevância para a organização da classe trabalhadora e de seus setores mais oprimidos, quanto debates contemporâneos que percorrem a luta das mulheres negras. Neste texto você pode encontrar mais informações sobre o curso e o livro que condensa muitas das discussões que buscaremos colocar em debate:

Veja aqui: Curso Mulheres Negras e Marxismo e uma arma para a luta antirracista feminista e anticapitalista

Com o grupo de estudos, buscaremos aprofundar os debates do curso, em grupos menores e por região. O Grupo de Estudos Nordeste, será coordenado por Cristina Santos, militante do grupo Pão e Rosas e Marie Castañeda, militante da Juventude Faísca na UFRN. Os encontros seguirão os temas das aulas do Campus Virtual, sendo sempre nas sextas-feiras, das 17hrs às 19hras, seguindo o seguinte cronograma:

• 16 de abril: Opressão e exploração

• 30 de abril: Luta negra e luta de classes

• 07 de maio: Negras no topo?

• 14 de maio: Mulheres negras e estratégia socialista

O curso que leva o mesmo nome do livro “Mulheres Negras e Marxismo”, das edições Iskra é uma arma na mão das mulheres negras e todos seus aliados na luta anticapitalista, antirracista e feminista. O lançamento do livro foi realizado na sexta-feira 26 de abril e contou com a participação das convidadas como Mirtes Renata, mãe do menino Miguel; Renata Gonçalves, professora da Unifesp; e Andrea D’Atri, fundadora do grupo internacional de mulheres Pão e Rosas, além das organizadoras Carolina Cacau, Leticia Parks e Odete Cristina e da diretora editorial Diana Assunção.

Neste link, está a gravação da live de lançamento

Para participar do curso é preciso se inscrever de forma gratuita no Campus Virtual de Esquerda Diário: https://campus.esquerdadiario.com.br/ e para participar do Grupo de Estudos Nordeste a inscrição também é gratuita e deve ser feita pelo e-mail [email protected].

Estamos em uma das regiões que vem sofrendo bastante os impactos da pandemia: o mês de março foi marcado por grandes filas de UTI (tendo o Ceará chegado a ter 522 pessoas aguardando em fila), Sistema de saúde colapsado em Pernambuco, falta de oxigênio no Rio Grande do Norte. O principal responsável pela barbárie que vivemos nesses estados e em todo país, é Bolsonaro, junto com os militares e capitalistas que o apoiam. Contudo, a política de Fátima Bezerra no RN e de Rui Costa na Bahia – ambos do PT – se limita a decretar toques de recolher para reprimir a classe trabalhadora e a juventude, não sendo uma alternativa à política de Bolsonaro, Mourão e militares e desse sistema político baseado no golpe institucional e nos autoritarismos do STF.

A classe trabalhadora brasileira tem rosto de mulher, tem rosto negro e por isso é tão elemental os debates que buscamos fomentar com iniciativas como o livro Mulheres Negras e Marxismo e espaços de debate como os grupos de estudos. Neste sentido colocamos que este livro é uma arma para a ação concreta na realidade que nos cerca e convidados a todas, todos e todes a debater profundamente essas ideias conosco no Grupo de Estudos Nordeste.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias