Assinam: metroviários, ferroviários, professores de distintas redes, trabalhadores da USP e Unicamp, operários da indústria, bancários, entregadores por aplicativo, terceirizados de diversas categorias, operários da construção civil, trabalhadores da saúde e estudantes da Juventude Faísca (...)
No dia de hoje Narciso (OT da L2 e vice-presidente do Sindicato) foi afastado para apuração de falta grave visando sua demissão, Tufão (OT da L15) e Altino (OT da L1), diretores do sindicato, foram demitidos e, segundo comunicado oficial do Metrô, teremos ainda mais 5 operadores demitidos e 1 (...)
Metrô, CPTM e Sabesp e greve estudantil na USP abrem o caminho
Posicionamento aprovado pelos delegados e delegadas do V Congresso da CSP, que aconteceu entre os dias 7 e 10 de setembro em São Paulo, reafirma o compromisso dos setores que constroem a central com a independência política da classe trabalhadora no Brasil, na Argentina e internacionalmente, (...)
O V Congresso da CSP-Conlutas, única central sindical e popular que mantém independência em relação ao governo de conciliação de classes de Lula-Alckmin se reuniu em São Paulo dos dias 7 a 10 de setembro
justiça, sem julgar a legalidade da greve, apresentou uma proposta, para encerrar a greve dos trabalhadores da Acciona sem que a empresa precise se posicionar sobre a proposta, nem se comprometer em atender nenhuma das reivindicações
12:05 | Nesta quinta-feira, dia 24 de agosto, os servidores da Unicamp decidiram, em assembleia, por ampla maioria, o início de uma greve contra o ponto eletrônico.
22:30 | A reitoria de Tom Zé, apoiada no antidemocrático CONSU, está em vias de instalar o ponto eletrônico para tentar controlar os trabalhadores. Um duro ataque que visa, além de aumentar a vigília, a ingerência e facilitar o assédio sobre os trabalhadores, desresponsabiliza a reitoria frente ao aumento da (...)
Tarcísio quer acabar com os livros didáticos nas escolas e obrigar que diretores supervisionem aulas para controlar os professores.
Desde a semana passada, os alunos da EACH estão ocupando o Campus reivindicando melhor permanência e contratação de professores para o instituto.
19:05 | Nesta terça, 18/04, está convocada a primeira assembleia da campanha salarial dos trabalhadores municipais de Campinas. O sindicato ligado ao PSB de Alckmin e à CTB sequer mencionam o tema da violência nas escolas ou da terceirização na saúde e querem impor uma assembleia às 17 horas, horário que (...)
O Esquerda Diário realizou a cobertura da reunião da coordenação nacional da CSP- Conlutas nos dias 02, 03 e 04 de dezembro, realizada no Sindicato dos Metroviários de SP. Acompanhe aqui como foi a plenária final com os principais debates realizados na Central, as resoluções aprovadas e as posições (...)
Nos dias 29 e 30 de junho, acontecerá o Seminario de Saúde organizado pelo Sintusp. Nós, trabalhadores da USP que construimos o Movimento Nossa Classe, escrevemos uma contribuição ao debate abordando o contexto em que ocorrem os ataques ao SUS, aos Hospitais Universitários e Centros de Saúde Escola e (...)
No dia 09 de junho, quinta-feira, vai acontecer a eleição dos representantes dos trabalhadores da USP para o Conselho Universitário. O SINTUSP está apoiando os nomes indicados e aprovados em assembleia: Barbara Della Torre (Babi) do HU, Reinaldo Santos de Souza da FE, e Samuel Ribeiro Filipini da (...)
Nos dias 5,6 e 7/11 ocorreu a reunião da Coordenação Nacional da CSP-Conlutas. Expressamos nesse artigo uma síntese da intervenção do Movimento Nossa Classe sobre a conjuntura internacional, nacional e a orientação da CSP-Conlutas
Nós do Esquerda Diário e do MRT te convidamos para participar, nesse sábado (18), às 11hs, do nosso encontro. Queremos debater com a categoria e os apoiadores um primeiro balanço da luta contra a privatização da Carris e a extinção dos cobradores, tirando as principais lições dessa batalha e pensando os (...)
A mais antiga empresa de transporte público do Brasil teve sua privatização aprovada no dia 8 de setembro de 2021 por míseros 23 vereadores. A mando de Sebastião Melo, de empresários do transporte e da interessada especulação imobiliária, a aprovação do projeto de privatização teve ajuda também da Zero (...)
Contra o assédio moral, contra o retorno inseguro das aulas presenciais, contra as más condições de trabalho no ensino remoto, envie sua denúncia anônima.
Numa medida inédita, a justiça determinou um mínimo de funcionamento de 60% presencial e no home office. A empresa, presidida por Pedro Guimarães queria mais, queria a proibição completa da greve. Isso mostra o medo que tem o governo e também a empresa da luta dos (...)
Trabalhadores da USP apontam necessidade de organizar um polo de esquerda para exigir das grandes centrais uma luta nacional de combate a pandemia como parte da campanha salarial.