×

HAMILTON MOURÃO | Mourão demite assessor que teria enviado mensagem sugerindo impeachment de Bolsonaro

Depois de vazamento de conversa de assessor, Mourão o demiti na quinta-feira, 28, e reafirma lealdade ao presidente Jair Bolsonaro. Militares não podem ser alternativa para o país.

sexta-feira 29 de janeiro de 2021 | Edição do dia

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

O vice-presidente Hamilton Mourão demitiu ainda nesta quinta-feira, 28, o chefe de sua assessoria parlamentar, Ricardo Roesch Morato Filho. A exoneração do auxiliar está publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira. O funcionário está de férias e, segundo o Estadão apurou, não retornará às funções no Palácio do Planalto.

A demissão foi decidida após o site O Antagonista mostrar mensagens trocadas entre o servidor e o chefe de gabinete de um deputado. A conversa teria relação com articulações no Congresso para um futuro impeachment do presidente Jair Bolsonaro.

Aos colegas, Ricardo Filho disse ser vítima de uma "armação". Na conversa publicada pelo site, um contato com o nome de Ricardo Roesch envia mensagens a um interlocutor identificado como chefe de gabinete de um parlamentar.

O servidor da Vice-Presidência convida o destinatário a "tomar um café mais reservadamente" e sugere: "eu tenho conversado com os assessores de deputados mais próximos é bom sempre estarmos preparados". O chefe de gabinete pergunta por qual motivo a preparação seria necessária. Primeiro, a pessoa identificada como Ricardo Filho alega que não seria "nada demais, articulação normal mesmo". Em seguida, introduz um assunto e sugere a perda de força do general Augusto Heleno, chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência. "Sabe que Mourão dividiu a ala militar", escreveu. "Antes Heleno dominava agora estão divididos - Capitão está errando muito na pandemia - Gal. Mourão é mais preparado e político você sabe disso".

Antes de confirmar a demissão do servidor, o gabinete de Mourão emitiu uma nota por meio da qual repudiava a "inverdade de toda a narrativa" e dizia que ninguém de sua equipe teve, tem ou terá comportamento como aquele revelado pelo site O Antagonista. A nota apresentou, ainda, uma declaração atribuída ao vice, que é militar da reserva: "Na profissão que exerci por 46 anos a lealdade é uma virtude que não se negocia".

Ao jornal O Globo, Mourão contou que o funcionário negou ter disparado as mensagens e alegou que seu celular foi hackeado.

Veja também: A urgência do combate ao regime do golpe.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias