×

Governo Bolsonaro | "Mortes de crianças estão em patamar baixo", diz Queiroga minimizando mais de 300 mortes

Ministro da Saúde disse que as mortes de crianças por Covid-19 estão num patamar baixo, o que não implicaria tomadas de decisões emergenciais, como a aprovação da aplicação das vacinas, minimizando o fato de já terem sido vítimas da doença mais de 300 crianças em todo o país.

quinta-feira 23 de dezembro de 2021 | Edição do dia

Foto: Antonio Molina/Folhapress

Segundo dados do Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe, até 6 de dezembro, foram registradas 301 mortes de crianças entre 5 e 11 anos por Covid-19, desde o começo da pandemia. Mas isso parece não ter tanta importância para o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, pois para ele "os óbitos em crianças estão absolutamente dentro de um patamar que não implica em decisões emergenciais" e ainda acrescentou: "Particularmente, o Ministério da Saúde tem que tomar suas decisões com base em evidências científicas."

Pode te interessar: OMS alerta que o mundo enfrenta um “tsunami de infecções” por Covid

Em 2020, 2.978 crianças tiveram síndrome respiratória aguda grave (SRAG), e destas, 156 evoluíram para óbito. Neste ano, foram registrados 3.185 casos na faixa etária, e 145 mortes.

O ministério já recebeu recomendação favorável da Anvisa para a aplicação da vacina da Pfizer em crianças. Entretanto, Queiroga anunciou que a pasta só decidirá sobre a inclusão da faixa etária no Programa Nacional de Imunização (PNI) apenas dia 5 de janeiro, e que fará uma consulta pública sobre o tema.

Veja também: Quebra das patentes das vacinas já contra a variante Ômicron e a irracionalidade capitalista

Na segunda (20), Queiroga havia dito que "a pressa é inimiga da perfeição", e que a prioridade seria "segurança", ao ser questionado se não seria possível antecipar o processo para as últimas semanas deste ano.

Veja mais: Após ter negado ataque hacker no Ministério da Saúde, Queiroga volta atrás e admite que a ação ocorreu

A decisão da Anvisa levou a uma enxurrada de ameaças aos técnicos e diretores da agência, que buscaram a Polícia Federal (PF) por proteção e para a abertura de inquérito, depois de Bolsonaro ameaçar pedir seus nomes em sua live semanal.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias