×

Pandemia | Mortes de Covid-19 fizeram Brasil bater recorde de óbitos em 2020

Segundo o levantamento do IBGE, o ano passado obteve cerca de 200 mil mortes a mais que em 2019.

quinta-feira 18 de novembro | Edição do dia

IMAGEM: AMANDA PEROBELLI / REUTERS

Em meio a crescente situação de crise e de miséria que assolam o país, o último levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nas Estatísticas do Registro Civil aponta que as mortes de covid-19 fizeram com que o Brasil chegasse em recordes de registros de mortes no ano passado.

Segundo o levantamento publicado hoje, faleceram 1.513.575 pessoas, sendo 200 mil a mais que no ano de 2019 e representando um percentual de 14,9% de alta. Ainda que se já tinha registrado o aumento de mortes acima da média da alta populacional, a pesquisa destrinchou os impactos disso regionalmente. Com o destaque negativo na região Norte, Estados como Amazonas, tiveram um aumento de 32% de óbitos, e Pará, 28% em comparação ao ano anterior.

Tal situação absurda também é fruto e responsabilidade deste regime, pautado pela desvalorização da vida e na retirada de direitos sistemática para a maioria da população, assim como pelo negacionismo de Bolsonaro e Mourão e pela degradação do sistema de saúde por via de políticas que sucatearam este serviço em todos os âmbitos do país.

Leia Também: Após a gestão genocida da pandemia do governo Bolsonaro, casos de Covid desaceleram nas grandes cidades




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias