×

MERCADO FINANCEIRO | Morre o bilionário Bernie Madoff, um dos maiores golpistas financeiros de todos os tempos

Bilionário americano de Wall Street e do mercado de ações, Madoff foi preso em 2008 por organizar um dos maiores esquemas de pirâmide da história, envolvendo milhares de pessoas e tendo arrecadado mais de 17 bilhões de dólares.

quinta-feira 15 de abril de 2021 | Edição do dia

(Foto: Reuters)

Ele morreu na prisão, aos 82 anos, nesta quarta-feira (14/04).

Madoff era dono de uma corretora de Wall Street, e era visto como um modelo de uma pessoas que havia começado com pouco dinheiro e cresceu para se tornar bilionário. Ele participou da criação da Nasdaq, a segunda maior bolsa de valores de Nova York, e atuou como conselheiro da SEC, a agência reguladora do mercado financeiro dos Estados Unidos.

Madoff apresentava ganhos enormes em seus investimentos, o que lhe fez ganhar admiração no mercado financeiro, até que seu esquema fosse exposto em 2008. Ele tinha produzidos relatórios contábeis falsos por anos.

A maneira como ele conseguiu se tornar um nome respeitado no mercado, por supostamente conseguir bons retornos e até trabalhar junto a uma agência reguladora, é uma demonstração do funcionamento e da lógica do mercado financeiro, e de sua relação com o estado.

O mercado financeiro participa da exploração de bilhões de pessoas no mundo, os relegando a pobreza, enquanto enriquece e respeita golpistas, como Madoff, e enquanto recebe trilhões de dólares dos governos que servem para garantir o lucro dos banqueiros e dos fundos de investimento.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias