×

Posse nos EUA | Militarizada e sem manifestações, Washington se prepara para a posse de Biden

Em um clima estranho e sem as clássicas manifestações de partidários do presidente eleito, Joe Biden se prepara para assumir como o 46º presidente dos Estados Unidos em uma Washington completamente militarizada.

terça-feira 19 de janeiro de 2021 | Edição do dia

Por medo de novos protestos de apoiadores do presidente Donald Trump, tanto o centro de Washington quanto as sedes dos parlamentos de vários estados do país se blindaram desde o fim de semana e ficaram praticamente isolados. Tal imagem marca a tensão que existe nos Estados Unidos na véspera da posse presidencial de Joe Biden nesta quarta-feira.

Na semana passada, o FBI alertou que houve convocação de protestos de partidários de Trump na frente dos parlamentos de todos os 50 estados e da capital. Portanto, no domingo, alguns desses distritos, como Michigan, Ohio e Pensilvânia, decidiram reforçar a segurança desses prédios até que estivessem totalmente protegidos. No entanto, as manifestações convocadas para domingo pelos apoiadores de Trump foram poucas ou inexistentes. Após a tomada do Capitólio na quarta-feira, 6 de janeiro, o FBI prendeu centenas de pessoas que apareceram em várias imagens, e ainda revelou que muitos dos presentes eram membros da polícia, ou militares (aposentados ou ativos), e também funcionários republicanos. Esta informação disparou alarmes e, dado o fracasso em prever e antecipar a invasão do Capitólio há duas semanas, agora o FBI não descarta nenhuma possibilidade, incluindo a de investigar cada um dos 25.000 membros da Guarda Nacional que estão encarregados do evento em busca de possíveis “infiltrados”.

Assim, a imagem que será vista durante a posse de Biden será completamente diferente de qualquer presidente. Enquanto no dia da posse, centenas de milhares de apoiadores do candidato vencedor normalmente lotam o mall (parque central de Washington, onde acontecem os eventos políticos), desta vez cerca de 200.000 bandeiras foram plantadas no gramado, representando os manifestantes que não estarão lá.

Embora muitos dos eventos de posse do 46º mandato presidencial já tenham sido dados como ocorridos devido à pandemia do coronavírus, a mobilização da base democrata em direção a Washington não foi descartada. No entanto, após a tomada do Capitólio, qualquer tipo de manifestação foi cancelada e a cidade foi protegida como nunca antes.

Na noite desta terça-feira, Biden e a vice-presidente eleita Kamala Harris participarão de uma cerimônia no Lincoln Memorial Reflecting Pool para homenagear os quase 400.000 americanos que morreram de Covid-19. É um primeiro sinal para se diferenciar da gestão desastrosa do governo Trump em relação ao coronavírus e vai de mãos dadas com uma das promessas que Biden fez antes de assumir, de vacinar 100 milhões de pessoas em seus primeiros 100 dias de governo.

O que se espera do dia da posse

Biden e Kamala Harris tomarão posse como presidente e vice-presidente pouco depois do meio-dia (horário de Washington), e Biden fará seu primeiro discurso presidencial no país. À noite, eles cancelaram os tradicionais bailes de inauguração devido à pandemia e, em vez disso, participarão de um evento de televisão chamado "Celebrando a América".

Tal como aconteceu com as inaugurações anteriores, espera-se que compareçam a maioria do Congresso e do Supremo Tribunal Federal, bem como alguns ex-presidentes. Barack Obama, George W. Bush e Bill Clinton estão prontos para comparecer, assim como as ex-primeiras-damas Michelle Obama, Laura Bush e Hillary Clinton. Jimmy Carter, o ex-presidente mais velho do país aos 96 anos, e a ex-primeira-dama Rosalynn Carter não estarão lá, mas enviaram seus "melhores votos". Esta inauguração é a primeira que ele perde desde que Carter assumiu o cargo em 1977.
Trump também estará ausente, tornando-se o primeiro presidente a não ir à posse de seu sucessor desde Andrew Johnson em 1869. O vice-presidente Mike Pence comparecerá.

Os eventos do dia serão repletos de estrelas. Os participantes da quarta-feira incluem as cantoras Lady Gaga e Jennifer Lopez, o ícone do rock Bruce Springsteen e o astro country Garth Brooks.

O tema central do discurso de Biden será "América Unida". Este tópico sobre o qual Biden fez campanha, buscando estreitar a rachadura da polarização política que se agravou nos últimos quatro anos, assume maior importância após a invasão do Capitólio por partidários de Trump. Com um discurso de "Unidade e Cura" da nação, Biden buscará capitalizar sobre a rejeição do establishment, da mídia e dos republicanos com a figura de Trump por trás da tomada do Capitólio. Além do discurso de posse, resta saber se a "unidade" da cúpula em torno de Biden, vista nas últimas semanas, permanecerá para além da posse e, principalmente, quando o presidente apresentará um novo plano de resgate de 1,9 bilhões de dólares ao Congresso, algo que já foi rejeitado pelo establishment econômico, por um setor dos republicanos e até por alguns senadores democratas.

A segurança do evento estava a cargo de cerca de 25.000 membros da Guarda Nacional. Cercas de segurança adicionais foram erguidas perto do Capitólio e da Casa Branca e várias ruas foram fechadas. O National Mall, que costuma ser um ponto de encontro dos espectadores, foi fechado pela primeira vez. Dois grupos que tinham permissão para as manifestações concordaram em realizá-las em diferentes áreas próximas, e os participantes serão testados no caminho para as manifestações.

Após o juramento, Biden e Harris se dirigirão à Casa Branca pela primeira vez como presidente e vice-presidente. Lá eles receberão uma escolta presidencial, que incluirá representantes de todos os ramos do exército. Isso dará início ao "Parade Across America" ​​virtual, com apresentações de todos os 56 estados e territórios.

O final do evento intitulado "Celebrando a América" ​​foi destinado à televisão e contará com as principais estrelas. Vai começar às 20:30, hora local. O show será apresentado pelo ator Tom Hanks, e Eva Longoria e Kerry Washington apresentarão segmentos do especial. Artistas programados incluem a lenda do rock Bruce Springsteen, Foo Fighters, John Legend, Jon Bon Jovi, Justin Timberlake, Demi Lovato, Ant Clemons e Lin-Manuel Miranda. O comitê inaugural disse que eles se apresentarão em "locais icônicos de todo o país". A transmissão de 90 minutos também contará com comentários de Biden e Harris.
A posse de Biden ocorre no momento em que o Senado se prepara para julgar o presidente Donald Trump pela segunda vez, por meio de um artigo de impeachment por incitar milhares de apoiadores a marcharem até o Capitólio.

Traduzido de: http://www.laizquierdadiario.com/Militarizada-y-sin-manifestaciones-Washington-se-prepara-para-la-asuncion-de-Biden




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias