×

Milhares se manifestam em Barcelona e outras cidades exigindo liberdade para Pablo Hasél

Após a prisão de Pablo Hasél na madrugada de terça-feira em Lleida, começaram as mobilizações em diferentes cidades. Em Valência, a polícia acusou os manifestantes.

quarta-feira 17 de fevereiro | Edição do dia

Nesta terça-feira, milhares se manifestaram em Barcelona em solidariedade a Pablo Hasél, que foi preso pela manhã em Lleida e entrou na prisão de Ponent. Eles saíram às ruas para enfrentar esse ataque às liberdades e expressão política que envolve a prisão do rapper, enquanto a violência policial e a corrupção política atuam impunemente.

Pode te interessar: Espanha: Supremo confirma prisão de nove meses do rapper Pablo Hasél

Muito destacada na mobilização é a presença dos jovens, que expressaram toda a sua indignação e enfrentaram as forças policiais. Pouco mais de 20h00, após uma hora de mobilização, começaram os confrontos com os agentes da BRIMO (polícia de choque dos Mossos d’Esquadra), que se deslocaram para a Via Augusta, na altura da Diagonal.

Nestes confrontos, de acordo com os dados mais recentes, parece que há uma jovem ferida por uma bola de "espuma" lançada pelos Mossos contra os manifestantes.

Em Valência, centenas de pessoas também se manifestaram pedindo a liberdade do rapper e a Polícia Nacional agrediu os manifestantes.

O caso de Hasél destaca o Regime 78 e seu sistema judicial herdado da ditadura. Bem como a "esquerda" de um governo "progressista" do PSOE e do Unidas Podemos, que nada fez para dar anistia a artistas, políticos ou sindicalistas. Enquanto leis repressivas como a Antiterrorista, a Gag ou a Lei de Imigração continuam em vigor, assim como o Código Penal.

Leia também: Em ato de censura, rapper espanhol Pablo Hasél é preso por criticar a monarquia e a polícia

Diante disso, temos que continuar nas ruas, como foi esta tarde em Barcelona e em muitas outras cidades. Todas as organizações sociais, políticas e sindicais devemos nos mobilizar para alcançar a anistia total.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias