×

BREXIT | Milhares protestam em Londres contra saída do Reino Unido da UE

sábado 2 de julho de 2016 | Edição do dia

Nove dias depois do plebiscito que decidiu pela saída do Reino Unido da União Europeia, milhares de britânicos tomara as ruas de Londres para protestar contra a decisão.

Centenas de bandeiras da União Europeia podiam ser vistas na marcha, junto com cartazes como "O brexit [junção de Britain e exit, saída em inglês] é uma estupidez" ou "A campanha pela saída foi mentirosa".

"Queremos ficar na União Europeia", bradavam os manifestantes, enquanto carros de som tocavam canções como "Never Gonna Give You Up", de Rick Astley, e "I Will always Love You, de Whitney Houston.

"Podemos fazer algo enquanto o artigo 50 não for ativado", declarou um dos presente, referindo-se ao artigo do Tratado de Lisboa que permite iniciar o processo de saída do bloco continental.

"Tomamos uma decisão equivocada devido às mentiras da campanha do ’brexit’. Quero que revisemos a nossa escolha", explicava outro manifestantes, que portava uma coroa de flores amarelas e azuis, as cores da bandeira da União Europeia.

"Todos sabem que se houver um novo plebiscito, votaríamos pela permanência", disse Nicholas Light, de 82. Segundo ele, muitas pessoas não votaram por sair ou ficar na UE, mas, sim, contra o governo.

Em Londres, 60% da população decidiu a favor da permanência do país no bloco.

Na Inglaterra, 53% votaram a favor da saída, no país de Gales a saída foi vitoriosa com 52,5%. Por outro lado, na Irlanda da Norte, 55,8% votaram permanecer na União Europeia. Na Escócia, 62% votaram pela permanência.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias