×

GREVE NO MÉXICO | México: se estende a luta dos trabalhadores com paralisações e greves em mais três cidades

O descontentamento com a precarização do trabalho continua se estendendo no estado de Tamaulipas. Junto com os de Matamoros, os trabalhadores em Victoria e Altamira estão em luta por melhorias salariais.

sexta-feira 1º de março de 2019 | Edição do dia

Enquanto pelo menos oito empresas continuam com greves e paralisações operárias na cidade de Matamoros, as maquiladoras em Victoria e Altamira somam-se à exigência por melhorias salariais no estado que faz fronteira com Tamaulipas.

Se trata de trabalhadores da empresa americana Springs Window Fashions, em Victoria, e da espanhola Dragados Offshore, no porto industrial de Altamira.

Victoria

Os trabalhadores da maquiladora da Springs Springs Fashions começaram seus protestos renunciando ao sindicato da empresa, CTM. O motivo, segundo a imprensa local, foi que desde 12 de fevereiro venceu o prazo para a assinatura do novo acordo coletivo de trabalho e, ao não renegociar, os trabalhadores não podiam ter acesso a um aumento de salário nem prestações. Eles questionam, também, a opacidade no destino das dívidas do sindicato.

“A greve que denuncia as irregularidades dentro do sindicato é articulada com a exigência à empresa de aumento salarial de 16%”

Até agora, pelo menos metade dos trabalhadores acrescentaram suas assinaturas de adesão à União Industrial de Maquiladoras (também membro da CTM nacional), que agrupa as maquiladoras 1 e 2 APTIV e a planta local Kemet.

Altamira

Cerca de 300 trabalhadores interromperam as atividades desde segunda-feira, devido ao fato de a construtora da plataforma não ter renovado seu contrato coletivo de trabalho.

Na manhã desta quarta-feira, os trabalhadores desempregados mantiveram bloqueios nas entradas para impedir o acesso de caminhões à empresa. Diferente das exigências do movimento operário em Matamoros, os trabalhadores de Altamira exigem o cumprimento de um aumento já autorizado, de 16%, com o qual a empresa tem sido omissa.

Entre as declarações dos trabalhadores divulgadas pela imprensa, destaca a reivindicação à Morena: "lembrar Morena ganharam por nós", declararam, diante das próximas eleições a serem realizadas em Tampico para a renovação do Congresso Local.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias