×

Metroviários denunciam: CBTU nega passe-livre no metrô de BH

Segundo denúncia dos trabalhadores do metrô da região metropolitana de Belo Horizonte, a empresa está cobrando passagem dos usuários, negando o seu direito conquistado de gratuidade no dia de hoje, devido às eleições.

Lina HamdanMestranda em Artes Visuais na UFMG

domingo 30 de outubro de 2022 | Edição do dia

Os metroviários de Belo Horizonte estão denunciando que a CBTU está negando o passe-livre da população que conquistou o direito de locomoção gratuita através do transporte público das 7 às 17h do dia de hoje, por razão das eleições.

Segundo a denúncia de Pablo Henrique, sindicalista e trabalhador da CBTU, a empresa se nega a respeitar a ordem judicial, colocando a população contra os trabalhadores do metrô. Enquanto isso, a polícia, base política do presidente de extrema-direita Jair Bolsonaro (PL), se nega a ir ao local dizendo que não está a par da decisão jurídica.

Tais decisões antidemocráticas se dão no marco de que a população que mais necessita de transporte público para ir votar é, majoritariamente segundo as pesquisas de opinião, favorável à eleição de Lula (PT), adversário eleitoral de Bolsonaro.

Como denuncia Flávia Valle, militante do Movimento Revolucionário de Trabalhadores (MRT), a direção da CBTU ataca o direito da população ir votar, enquanto segue junto com Zema (Novo) e Bolsonaro pela privatização do metrô.

Os metroviários vêm há meses lutando contra a privatização que visa precarizar o transporte da população, demitir e arrancar os direitos trabalhistas dos metroviários a serviço de lucros privados na mãos de um punhado de capitalistas que se tornariam donos na atual estatal.

Por transporte público de qualidade gratuito e para todos! Pela ampliação do metrô de BH sob gestão dos próprios metroviários e controle da própria população usuária!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias