×

GREVE | Metroviários de BH começam, nessa quarta, greve em escala reduzida pela vacinação

A Justiça emitiu liminar de suspensão da paralisação geral dos metroviários de Belo Horizonte, programada para esta quarta-feira (26), e determinou uma escala mínima para o modal. Caso a decisão seja descumprida, a categoria terá que pagar multa de R$ 30 mil por dia de paralisação.

quarta-feira 26 de maio de 2021 | Edição do dia

Foto: CBTU-BH

Os funcionários do metrô anunciaram a greve em vários estados brasileiros dentre as reivindicações está a vacinação da categoria contra a Covid-19. No entanto, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) entrou com ação pedindo que a paralisação fosse totalmente suspensa. Conforme o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), 100% dos vagões deverão circular nos horários de pico - de 5h30 às 10h e das 16h às 20h. O Sindimetro, sindicato dos metroviários, informou que os trabalhadores estão reunidos, de forma online, para decidir se vão acatar a decisão ou suspender o movimento grevista.

Mesmo após greves e reivindicações de metroviários nacionalmente, a CBTU justificou que não cabe a ela estabelecer o cronograma de vacinação, e que isso pertence ao Ministério da Saúde. Em meio ao alto risco de contaminação os metroviários vêm sendo uma das categorias na linha de frente e trabalhando desde o início da pandemia, e mesmo assim ainda não foram vacinados.

Sobre o assunto: O papel do Esquerda Diário na greve dos metroviários

A greve luta pela proteção e segurança dos trabalhadores do metrô, que sem vacinação são expostos diariamente ao risco de contaminação no local de trabalho. “Solicitamos a toda categoria, independente da sua opinião pessoal, que se junte aos demais colegas que votaram pela paralisação. Essa paralisação, diferente de todas as outras que fizemos anteriormente, é pelas nossas vidas, pelas vidas de nossos parentes e em respeito àquelas que se foram”, afirmou Romeu Machado, presidente do Sindimetro/MG.

Leia também: Aliança revolucionária é da juventude com a classe operária: um dia de greve no metrô

Todo apoio aos metroviários de Belo Horizonte!!!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias