×

Economia Internacional | Matérias-primas aumentam de preço com a guerra da Ucrânia e inflação pode subir

Guerra atinge países entre os que mais comercializam trigo e milho no mundo.

quinta-feira 3 de março de 2022 | Edição do dia

IMAGEM:REPRODUÇÃO

Com o início do conflito entre Ucrânia e Rússia, o preço de matérias-primas básicas vem aumentando, ocasionando também num aumento da inflação dos consumidores. Em meio as taxas registradas, o petróleo por exemplo aumentou em 16,6% o seu preço desde 23 de janeiro.

Outros produtos também aumentaram como trigo, cuja cotação na Bolsa de Chicago aumentou em 19,7%, sendo de US$ 8,85 para US$ 10,59 por bushel ou o milho, que subiu de 6,5%, sendo produtos que a Rússia e Ucrânia são referências para o comércio internacional.

Alguns economistas apontam que os impactos disso podem se aprofundar nos preços desses produtos e derivados no Brasil. Segundo o coordenador de índices de preços do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV), André Braz, a inflação pode chegar em torno de 6,2% no país, dado que as sanções sobre os preços desses produtos possam durar até o fim do ano.

Para o Ministério da Agricultura, os preços de produtos agrícolas podem subir também, ainda que isso dependeria da duração do conflito, segundo a ministra Tereza Cristina, assim como alguma flutuação do abastecimento e de produção de matérias-primas como trigo, que podem estar abaixo do que numa situação normal.

Esses impactos demonstram também como cenários disruptivos podem emergir em resposta a situação mais recrudecida economicamente e politicamente, como aponta o colunista do Esquerda Diário, André Acier:




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias