×

MARXISMO / LÊNIN / TROTSKI / REVOLUÇÃO RUSSA/ESQUERDA | Marxismo do século XX - Introdução histórica ao seu legado

Gilson DantasBrasília

domingo 21 de março | Edição do dia

Em dezembro último, em Brasília, aconteceu o 1º Encontro do Esquerda Diário/DF e da agrupação de juventude Faísca, durante o qual duas palestras-debate foram organizadas para o público jovem que acompanha o ED naquela região.

Uma das palestras tem sua primeira parte publicada em vídeo, mais abaixo e trata de uma breve introdução à história do marxismo no século XX, desde a Revolução Russa até o fim da URSS nos anos 1980.

Por que os ensinamentos da Revolução Russa, uma revolução consciente dos seus objetivos e da sua estratégia, continuam não fazendo parte essencial do legado da esquerda moderna, a mesma que demonstra recorrente dificuldade em desenvolver uma política com independência de classe? Em que sentido os ensinamentos daquela Revolução seriam atuais? Por que Lênin e Trotski são atuais?

Na sua evolução após a degeneração da Revolução Russa, o que caracteriza a esquerda, por exemplo, no pós-II Guerra, quando revoluções triunfantes ocorreram em vários lados do mundo? Tito, Mao, Fidel e outros dirigentes que venceram o capitalismo nos seus países, deixaram alguma obra que possa ser considerada um legado político-estratégico para a revolução hoje? Por que não?

E por que deixar a Revolução Russa de lado, como um livro aberto para hoje, invariavelmente se traduz em abandono da uma estratégia que permite empoderar a classe trabalhadora em seus órgãos de auto-atividade?

Estas, dentre outras questões, guiaram a palestra e o debate que se seguiu, com vários jovens procurando cruzar aquelas avaliações teóricas com sua própria experiência política – com relação, por exemplo, à esquerda realmente existente no Brasil – e tirar conclusões para hoje.

Para quem se interesse pelo tema, pode conferir no vídeo abaixo.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias