×

Marcela Darido, ex-estudante da USP e ativista do movimento negro faleceu no ultimo domingo, dia 7 de novembro. Marcela foi uma importante ativista da USP, especialmente na histórica greve de trabalhadores em 2014 e da Secretaria de Negras e Negros do Sintusp.
Sua morte precoce, aos 32 anos, foi uma tragédia. Nos solidarizamos com amigos e familiares de Marcela.

quarta-feira 10 de novembro | Edição do dia

Nota de pesar

Marcela Darido, presente!

É com imenso pesar que recebemos nesse domingo, 07/11/2021, a notícia do falecimento de Marcela Darido, aos 32 anos de idade.

Marcela teve uma história de lutas ao lado das e dos trabalhadores da Universidade de São Paulo, e não são poucos os exemplos de momentos que dividimos com ela durante greves, piquetes, sempre buscando transmitir sua energia e convicção para fortalecer os que lutavam.

Em seu percurso de luta pela unidade entre estudantes e trabalhadores, Marcela contribuiu decisivamente para a construção de nossa Secretaria de Negras e Negros e Combate ao Racismo do SINTUSP, uma ferramenta que nos permitiu potencializar a voz de combate antirracista dentro da Universidade de São Paulo.

O falecimento precoce de Marcela é uma tragédia. Com tão pouco tempo de vida ela foi capaz de contribuir tanto, e por isso estará sempre presente em nossa memória e em nossas lutas.

Marcela nos ajudava a manter viva a memória dos lutadores negras e negros do passado. Em sua memória, dizemos hoje mais uma vez: faremos Palmares de novo!

Marcela Darido, presente!
Hoje e sempre!

Nota de pesar: Companheira Marcela, Presente!

A diretoria do Sintusp manifesta seu enorme pesar pelo falecimento da companheira Marcela Darido, ocorrido no último domingo.

Marcela foi estudante do curso de Educação Física da USP, e durante sua graduação foi uma grande aliada da luta dos trabalhadores da Universidade. Com sua fala firme e combativa, mas também amável e alegre, participou ativamente de várias mobilizações e greves que fizemos nos últimos anos, especialmente na histórica greve de 2014. Teve ainda um papel importante na consolidação da nossa secretaria de negras e negros e de combate ao racismo, contribuindo ativamente nos debates feitos pela secretaria. Atualmente a companheira estava na pós-graduação da Unicamp.

Expressamos aqui nossa solidariedade a seus familiares e amigos. Marcela ficará guardada na memória de todos nós.

Companheira Marcela, Presente!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias