×

PETROBRAS | Mamata: militares na Petrobras pautarão aumento de seu salário e não preço do botijão

Enquanto segue a pressão pela privatização, o aumento absurdo do preço da gasolina, a primeira pauta do Conselho de Administração da Petrobras será o aumento do próprio salário

sexta-feira 12 de março de 2021 | Edição do dia

Foto: Marcos Corrêa/PR

A Petrobras vem sofrendo interferência de Bolsonaro e isso longe de significar um fim das privatizações ou fim dos preços abusivos dos combustíveis significa outra coisa: enriquecimento dos militares. A primeira sessão do novo Conselho de Administração, onde estarão 4 militares, terá como primeira pauta depois de votar o General Silva e Luna como presidente o seguinte: o aumento das remunerações desses mesmos militares. 47 milhões de reais serão destinados para a remuneração dos membros do conselho de administração e dos diretores entre abril de 2021 e março de 2022 enquanto o salário de professores e enfermeiras foi congelado pela pec de gastos aprovada por Bolsonaro e o congresso.

Em vez de pautar um necessário reajuste no preço da gasolina e do diesel que só no ano de 2021 soma51% de aumento no total, sempre em nome de uma privatização no horizonte. Quem paga a conta é a classe trabalhadora brasileira que, enquanto paga gasolina a um preço altíssimo em meio a crise econômica, vê a alta cúpula da Petrobras aumentar o próprio salário. Preço alto que reflete também no aumento do preço dos alimentos

Quem também paga essa conta são os petroleiros. Mas em meio a surtos de covid, diminuição de trabalhadores, tentativa de divisão entre terceirizados e efetivados, os petroleiros conseguiram organizar greves, paralizações e mobilizações em diversos Estados a pelo menos uma semana.

Esta indicação de militares a Petrobras não parte de um movimento isolado de Bolsonaro, pelo contrário, ele multiplicou em 10 vezes o número de militares no comando de estatais Isso não só se reflete em poder político como financeiro também, como denunciamos em julho de 2020, o Exército é quem mais recebe do Governo para obras públicas.. Ou seja, o que na prática acontece ao longo do Governo Bolsonaro é o enriquecimento dos militares seja através dos salários altíssimos do comando de empresas, seja através de obras públicas pela qual, em julho de 2020, as Forças Armadas já tinham recebido $1 bilhão.

Para dar uma saída, é necessária uma greve nacional imposta a partir da base pressionando os sindicatos que precisam atuar em conjunto, organizando assembleias, reuniões em cada refinaria, em cada plataforma com intuito de diminuir o preço da gasolina, evitar privatizações, ou seja, uma saída que combata a crise com independência de classe. Se quiser se aprofundar quanto a critica as privatizações e o preço da gasolina, escute o último podcast do Peão 4.0 sobre o tema.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias