×

INTERNACIONALISMO | Mais de dois anos de luta contra o golpe no Brasil: as principais iniciativas do PTS-FIT

Há mais de dois anos, o PTS-Frente de Izquierda (Argentina) vem acompanhando a luta do povo brasileiro contra o golpe, a partir de uma posição independente do PT. Veja aqui as principais iniciativas levadas adiante.

segunda-feira 15 de outubro de 2018 | Edição do dia

A vitória do representante da extrema-direita Jair Bolsonaro no primeiro turno das eleições presidenciais não caiu do céu. É um salto no golpe institucional contra Dilma Rousseff em 2016, quando a ex-presidenta foi destituída para dar lugar a um governo mais favorável ao imperialismo. Depois veio a prisão arbitrária e a proscrição de Lula, o candidato que era o favorito nas pesquisas. As denúncias de corrupção focavam sempre em apenas um lado, o PT, demonstrando que não se buscava a justiça, mas sim manipular as eleições, que acabaram sendo tuteladas pelas Forças Armadas e o Poder Judiciário.

Apesar de nossas diferenças com o PT, que tinha a responsabilidade no avanço da direita por se recusar a enfrentar os ataques com milhões nas ruas, contando apenas com as eleições e apresentações judiciais, do PTS, junto com nossos companheiro do MRT do Brasil e todas as organizações da Fração Internacional Trotskista-Quarta, enfrentamos desde o primeiro momento esses ataques antidemocráticos e reacionários a partir de posição independente. Hoje apostamos na derrota de Bolsonaro, sabendo que só podemos conseguir isso através da luta de classes.

Abaixo, algumas das nossas principais ações contra o golpe, nos últimos dois anos e meio.

Ato em frente à Embaixada do Brasil em Buenos Aires contra o golpe - 30 de abril de 2016. Discurso de Nicolás del Caño.

Myriam Bregman propôs no Congresso Nacional o repúdio do golpe institucional:

Nesse mesmo sentido, a deputada Myriam Bregman, do PTS na Frente de Esquerda, apresentou uma moção no Congresso Nacional para votar um repúdio ao golpe institucional e manifestar a solidariedade da Câmara com os trabalhadores e o povo pobre do país irmão.

Repúdio do assassinato de Marielle Franco:

A luta contra as conseqüências das medidas tomadas pelo governo golpista de Temer também estavam presentes. Uma dessas lutas emblemáticas tem sido a demanda por justiça pelo assassinato do vereador Marielle Franco.

Os deputados nacionais do PTS-FIT, Nicolás del Caño e Nathalia González Seligra apresentaram um projeto de resolução que a Câmara Baixa do Congresso argentino aprovou para repudiar o assassinato da militante brasileira Marielle Franco.

https://www.scribd.com/document/373953212/Proyecto-Repudio-Crimen-Marielle-Franco

Também a parlamentar da PTS-FIT Myriam Bregman, participou com Mónica Benício, companheira de Marielle Franco, de uma homenagem à vereadora do Rio de Janeiro que foi realizada na Legislatura de Buenos Aires.

Repúdio à prisão arbitrária e proibição de Lula:

Da mesma forma que os referentes de esquerda se manifestaram contra o golpe institucional, o fizeram contra as medidas arbitrárias impostas pelo poder judiciário amparado pelo governo golpista, principalmente dirigidas contra opositores, sendo o caso de mais destaque o do ex-presidente Lula da Silva.

Myriam Bregman e Nathalia González Seligra com as mulheres do Brasil, contra o Bolsonaro:

Os deputados do PTS e da Frente de Esquerda Myriam Bregman e Nathalia González Seligra fizeram parte das numerosas manifestações contra o candidato presidencial da extrema direita Jair Bolsonaro em São Paulo.

Juntamente a dezenas de milhares de mulheres disseram #EleNao, também levando a demanda por aborto legal, seguro e gratuito, expressa nas mobilizações massivas do movimento de mulheres em nosso país. Além disso, repudiaram o golpe no Brasil como já haviam feito na Argentina e na organização Pan y Rosas internacionalmente.

Participaram junto ao bloco independente da organização de mulheres Pão e Rosas da massiva mobilização, mas não formaram parte do ato político que foi estipulado na cidade para ser utilizado pelos principais partidos por suas campanhas eleitorais.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias