×

CRECHE CAMPINAS | Mais de 5700 crianças estão sem vagas nas creches de Campinas

Milhares de crianças esperam por vagas nas creches de Campinas. Ao invés de alarme, prefeitura faz propaganda.

quinta-feira 22 de março de 2018 | Edição do dia

Dois anos é a média de espera para milhares de mães e pais que buscam matricular seus filhos no Ensino Infantil municipal de Campinas. Diante dessa situação alarmante alguns país entram com processos judiciais na busca de garantir o direito à educação de seus filhos, mas a maioria se vê obrigada a recorrer a outras alternativas, muitas vezes tendo que pagar, para garantir o cuidado e educação dos filhos.

As estatísticas mostram que a demanda por vagas nas creches municipais não é atendida ano após ano e que a abertura de novas vagas por parte da prefeitura está distante garantir esse direito fundamental de milhares de crianças e suas famílias.

Nos últimos dois anos o déficit de vagas esteve próximo a 7 mil crianças nas filas de espera, sendo que atualmente está em 5754. Mesmo já expressando a urgência por vagas e atendimento a essas crianças, as estatísticas escondem milhares de famílias que precisam recorrer a outras vias para garantir a educação básica e terminam desistindo das listas de espera.

Muitas mães são obrigadas a deixar seus trabalhos fora de casa para cuidar dos filhos que não conseguiram matrícula. O que não só interfere no direito elementar à maternidade que deveria ser assegurado pelo Estado, mas também aumenta as dificuldades financeiras de muitas famílias. Também em vários casos a falta de vagas interfere inclusive na própria educação das mães e pais, pois estes não podem deixar seus na creche para seguirem seus próprios estudos.

Outra medida que é bastante comum é a entrega das crianças para cuidados privados em ambientes domésticos, onde se têm um custo, mas muitas vezes traz insegurança já que não são oferecidas garantias profissionais e educacionais que o Estado deveria garantir a todas as crianças que precisam.

Servidores que trabalham na Educação Infantil reclamam que existe superlotação nas creches, o que prejudica a qualidade do serviço prestado. A prefeitura se mostra tranquila, a despeito do desespero de tantos pais. Afirma que “medidas foram tomadas”, mas as próprias estatísticas que apresentam mostram insuficiência. No início do ano Jonas presenteou a população de Campinas com um tarifaço com aumentos nas contas de água, IPTU e passagem de ônibus, o que traz a certeza aos trabalhadores de que seus direitos não são hierarquia. O atestado dessa verdade está no fato de que todos os serviços públicos estão em crise, com destaque para o escândalo de corrupção no Hospital Ouro Verde, onde até o prefeito está sendo investigado, milhões foram desviados e o caos na saúde ameaça milhares de vidas todos os dias.

É preciso que a prefeitura dê prioridade para garantir a abertura de vagas que satisfaça toda a demanda e que contrate novos professores e funcionários para realizar o serviço nas escolas infantis municipais.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias