×

ED Comenta | Liberdade para Galo, Atos 24J, Massa Polar, Rayssa Leal e muito mais

Confira os principais temas da semana com o ED Comenta, nosso programa diário de segunda a sábado em vídeos de 2 minutos. Curta, comente e compartilhe!

domingo 1º de agosto | Edição do dia

Segunda-Feira 26/07: Rayssa Leal, a Fadinha do Skate

Cristina Santos, professora em Pernambuco fala sobre Rayssa Leal, a Fadinha do Skate, a mais jovem medalhista olímpica do Brasil e a terceira mais jovem da história dos jogos olímpicos.

Terça-feira 27/07: Como seguir após os atos do 24J?

Carolina Cacau, professora no Rio de Janeiro, fala sobre como seguir a luta após os mais de 400 atos do 24J, que ocorram contra o governo Bolsonaro no último sábado. Mesmo acontecendo em várias cidades, deu pra perceber que começou uma diminuição dos atos, apesar de ainda mostrar que existe uma vanguarda estendida disposta a ir para às ruas contra a extrema-direita. Essa redução é consequência da política rotineira com a qual as direções vem tomando estes atos, tentando canalizar nossa mobilização para uma saída eleitoral como o Lula 2022.

Nós do Esquerda Diário, defendemos a necessidade de construir uma Greve Geral, um método que não deixaria dúvida do caráter de classe da nossa mobilização e colocaria a direita pra correr e poderia mobilizar milhares em torno de um programa operário e popular!

Quarta-feira 28/07: Quem é Ciro Nogueira

Fernanda Peluci, metroviária de SP, fala sobre Ciro Nogueira, novo chefe da Casa Civil nomeado por Bolsonaro, nome forte e importante do "centrão" e investigado por casos de corrupção, suborno e lavagem de dinheiro.

Quinta-feira 29/07: Prisão preventiva do Galo de Luta

Flavia Valle, professora em Minas Gerais, comenta a prisão preventiva do Galo de luta e de mais dois companheiros, Gessica e Biu, pelo ato político na estátua do Borba Gato. Biu foi solto mas Galo e Gessica seguem presos. Mandam prender quem ateia fogo numa estátua e deixam na impunidade mandantes do brutal assassinato de Marielle Franco. É preciso uma forte campanha democrática pela liberdade de Galo e Gessica. Uma campanha que fortaleça a luta pela retirada de todos os processos e a favor da liberdade de manifestação.

Sexta-feira 30/07: Massa polar no Brasil

Eduardo Maximo, Bancário no DF, comenta sobre a chegada da massa polar que derrubou as temperaturas em diversos estados e causou mortes de moradores de rua. Essa situação não é apenas fruto de um fenômeno natural mas sim resultado do descaso dos governos e da miséria social do capitalismo.

Sábado 31/07: A Recriação do Ministério do Trabalho

Adailson Rodrigues, ex-rodoviário de Porto Alegre, comenta sobre a recriação do Ministério do Trabalho pelo reacionário governo Bolsonaro, pasta que havia sido extinta logo no inicio de seu governo.

Isso é parte da reforma ministerial que deu lugar de destaque ao Centrão no governo, com Ciro Nogueira do PP na Casa Civil. Quem assume o Ministério do Trabalho é o reacionário bolsonarista Onix Lorenzoni, do Democratas. Assista e acompanhe o Esquerda Diário Comenta, informação diária em 2 minutos, com um ponto de vista da classe trabalhadora.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias