×

Luta indígena | “Levante pela Democracia”, indígenas realizam novo acampamento em Brasília

Entre os dias 11 e 15 de novembro, indígenas de todo o Brasil realizam um acampamento em Brasília em defesa de suas terras e seus direitos tão atacados pelo governo genocida de Bolsonaro e todo o regime.

quinta-feira 11 de novembro de 2021 | Edição do dia

Hoje, 11/11, tem início o acampamento “Levante pela Democracia”, mais uma mobilização dos indígenas para resistir à ofensiva reacionária representada pelo governo Bolsonaro contra os direitos e territórios dos povos originários desse país. Povos de todo o país estarão acampados no Complexo Cultural da Funarte.

Os ataques, perseguições e assassinatos de indígenas cresceram no último período, a partir do estímulo e defesa de Bolsonaro ao agronegócio, ao garimpo e às madeireiras para ocuparem e explorarem as terras indígenas. Com isso, testemunhamos fatos chocantes como a morte de 7 indígenas em seis meses pelas mãos do garimpo, em Roraima, 4 deles crianças. A própria tese assassina do Marco Temporal, cujo julgamento encontra-se suspenso pelo STF, é outra mostra do atual ímpeto reacionário do regime pós-golpe de avançar sob os direitos indígenas.

Porém, como sempre na história desses povos, frente aos ataques os indígenas resistem! Em agosto os indígenas realizaram uma das maiores mobilizações de sua história, com aproximadamente 10 mil indígenas acampados na capital para gritar contra o Marco Temporal. Na sequência, foram as mulheres indígenas que protagonizaram uma forte marcha de resistência, com cinco mil mulheres na cidade.

marcha das mulheres indígenas, com mais de 5 mil mulheres indígenas, em 21 de agosto

Por último, foram os estudantes indígenas e quilombolas que organizaram o 1º Fórum Nacional de Educação Superior Indígena e Quilombola e ocuparam as ruas de Brasília para reivindicar seu direito de acesso e permanência estudantil, no marco de uma educação superior cada vez mais elitizada e que busca expulsar os filhos da classe trabalhadora.

Agora, durante os dias 11 e 15 de novembro, novamente os indígenas estarão mobilizados para defender os seus direitos e fazem um chamado para todos os movimentos sociais, organizações e a classe trabalhadora para encamparem essa luta.

Nos somamos a esse chamado dos povos indígenas, manifestando nossa solidariedade a luta dos povos originários e seu direito de autodeterminação e defendendo a unidade de toda a classe trabalhadora junto aos povos oprimidos como o único caminho de derrotar todos os ataques e retiradas dos direitos promovidas pelo conjunto desse regime. É nesse marco que fazemos um chamado de construção do dia 20 de novembro, dia da Consciência Negra e de Zumbi dos Palmares!

Veja mais: #ForaBolsonaroeMourãoRacistas: 20N: Basta de chacinas, fila do osso e precarização. Que os capitalistas paguem pela crise




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias