LÊNIN/PARTIDO/ROSA LUXEMBURGO/PARTIDO AMPLO/BOLCHEVISMO

Lênin e a construção do partido [Legado para o nosso tempo]

Gilson Dantas

Brasília

sexta-feira 9 de outubro| Edição do dia

[Arte de Luiza/Faísca-UnB]
Na recente Semana Universitária da UnB, no dia 25/9/20, foi realizada uma palestra seguida de debate que tomou como tema a questão de qual o legado, para o nosso tempo, da concepção de partido de Lênin?

Os diversos ângulos da questão do partido leninista de combate foram retomados na palestra – que pode ser conferida abaixo - e foi desenvolvido um quadro histórico e conceitual de como evoluiu, em Lênin, aquela concepção da ferramenta-partido na Rússia.

O que tem a ver Lênin com a caricatura de partido que costuma ser defendida em nome dele, de partido-vanguarda descolado da massa proletária? Por que intelectuais acadêmicos tipo Atílio Borón se ocupam de dizer que Lênin divinizava o partido e que é preciso, hoje, revisar a ideia-partido? Por que o partido de Lênin nada tem a ver com a concepção dos partidos stalinistas, do centralismo burocrático? Em que sentido a concepção de partido em Lênin foi mudando e em que elementos ele mesmo aprendeu com a revolução de 1905? Nessa linha, foram examinadas as diversas dimensões da concepção bolchevique de partido.

Trata-se de um dos temas mais controversos no campo da esquerda e foi feito um esforço de remontar a todos os debates em torno da questão. Levando em conta que, nos tempos atuais, vem sendo defendida por certa esquerda uma concepção de partido oposta à de Lênin, isto é, um partido amplo, onde convivem reformistas e revolucionários, a exemplo do Syriza e do PSOL.

O principal livro de referência para o tema – para além da obra de Lênin, Trotski e Rosa - foi Estratégia socialista e arte militar, de Emilio Albamonte e Matias Maiello, publicado pela Editora Iskra recentemente.

Você pode conferir a palestra de 1h30 minutos a seguir.




Tópicos relacionados

Vladímir Lênin   /    Rosa Luxemburgo   /    Revolução Russa   /    Partido   /    Leninismo

Comentários

Comentar