×

LANCEIROS NEGROS VIVEM | Lanceiros Negros Vivem! Hotel abandonado é ocupado no Centro de Porto Alegre

Completando quase três semanas da reintegração de posse onde a polícia de Sartori deixou cerca de 70 famílias na rua, o MLB, junto com cerca de 150 famílias ocupa outro prédio no centro da capital.

terça-feira 4 de julho de 2017 | Edição do dia

Desde a violenta reintegração de posse iniciada pela BM em 14 de Junho, parte das 70 famílias que lá estavam ficaram temporariamente na Ocupação de Mulheres Mirabal. O local não tem estrutura para todas as famílias, tendo então de encontrar uma nova saída.

O novo prédio ocupado é o antigo hotal Açores, na rua dos Andradas. O local está abandonado a cerca de dois anos e hoje está comportando em torno de 150 famílias. Além das que foram despejadas pelo braço repressor de Sartori, outras pessoas que viviam em áreas de risco, afetadas por enchentes ou mesmo dominadas pelo tráfico, procuraram o MLB após a reintegração do antigo prédio, segundo integrantes do movimento.

A crise de moradia que vive o município é diretamente alimentada pela especulação imobiliária e pela prefeitura. Pesquisas apontam que revertendo parte dos imóveis abandonados para moradia, poderíamos resolver esta calamidade. Como apontam os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010 eram 40 mi imóveis potencialmente abandonados em Porto Alegre.

Os prédios ficam abandonados durante anos pelo interesse de uma meia dúzia de empresários. Seus interesses são diretamente defendidos pelos governos, utilizando da repressão para manter essas famílias do lado de fora destes prédios vazios, como fez Sartori.

A nova ocupação leva o nome de Lanceiros Negros Vivem, mantendo a trajetória de luta pela moradia da antiga ocupação. Hoje, ao meio dia, ocorreu ato em apoio a ocupação.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias