Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

Lançamento internacional do livro "Mulheres, Revolução e Socialismo"

Josefina L. Martínez

Diana Assunção

Lançamento internacional do livro "Mulheres, Revolução e Socialismo"

Josefina L. Martínez

Diana Assunção

Diana Assunção e Josefina L. Martínez conversam sobre o livro, publicado simultaneamente no Estado espanhol, na Argentina, no Brasil, Chile y México, destacando suas contribuições para um feminismo socialista do século XXI.

Mulheres, revolução e socialismo é uma publicação conjunta das editoras militantes Ediciones IPS Argentina, Ediciones IPS Estado espanhol e Edições Iskra do Brasil. É parte de um trabalho de elaboração e edição a partir do marxismo, que nossa corrente internacional de mulheres, Pão e Rosas, vem fazendo há anos. Outra contribuição para fortalecer as armas da crítica, tão necessárias para um projeto de transformação revolucionária da sociedade. O vídeo inclui também as saudações de companheiras do Pão e Rosas da Argentina, do Chile, México e França, enviados especialmente para essa apresentação virtual.

Por que publicar esse livro hoje? Que elementos de atualidade têm esses escritos, elaborados por revolucionárias e revolucionários socialistas há mais de cem anos? Em que podem contribuir para um feminismo da luta de classes e socialista hoje? Que reflexões foram trazidas pelo marxismo, em diferentes momentos, sobre a questão da emancipação das mulheres? Por que grande parte das correntes do feminismo reformista "apagou" de seu horizonte as experiências das revoluções e as lutas mais avançadas das mulheres trabalhadoras por sua emancipação? Em que sentido esses textos ajudam a pensar a articulação entre a luta contra a exploração e a luta contra todas as opressões?

Essas são algumas das questões que abordam as compiladoras do livro nesse lançamento internacional. Um livro que convida a abrir a imaginação sobre as potencialidades da luta revolucionária e as possibilidades de lutar por uma sociedade socialista: transformar o mundo e revolucionar a vida.


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[Feminismo Socialista]   /   [Feminismo]

Josefina L. Martínez

Madrid | @josefinamar14

Diana Assunção

São Paulo | @dianaassuncaoED
Comentários