×

MULHERES NEGRAS E MARXISMO - UNIFESP | Lançamento do livro "Mulheres Negras e Marxismo" na Unifesp

No dia 12/07, às 17:30, nós do Esquerda Diário e da Faísca faremos o lançamento do livro “Mulheres Negras e Marxismo” na Unifesp. A mesa contará com a presença de Andréia dos Santos Menezes, professora do Departamento de Letras da EFLCH e líder do grupo de pesquisa CNPq "Análise de produtos culturais brasileiros e hispânicos: estudos discursivos e culturais", também estará presente Renata Gonçalves, docente da Unifesp em Santos e coordenadora do Núcleo de Estudos Heleieth Saffioti , e Letícia Parks, organizadora do livro e dirigente do Quilombo Vermelho e Pão e Rosas. Convidamos todas e todos para o lançamento.

quinta-feira 8 de julho de 2021 | Edição do dia

A obra Mulheres Negras e Marxismo é uma potente ferramenta teórica que traz conceitos-chave para a construção de um pensamento marxista sobre a questão negra e de gênero, resgatando textos clássicos do marxismo que demonstram sua relevância para a organização da classe trabalhadora, assim como debates contemporâneos que percorrem a luta das mulheres negras.

Hoje no Brasil, vivemos uma crise sanitária e econômica que assume claros contornos condizentes com seu passado escravagista e opressor: as porcentagens de infectados e mortos entre negros é maior do que entre os brancos, a proporção se inverte quando vemos a vacinação. O desemprego, a carestia de vida e a violência policial atinge sobretudo trabalhadoras e trabalhadores que fazem parte da "carne mais barata do mercado" da exploração capitalista.

Ao mesmo tempo, os escândalos deste governo racista de Bolsonaro e Mourão na compra de vacinas significou milhões de doses de vacinas que deixaram de chegar para essas estudantes, trabalhadoras e mães negras, que, como em Jacarezinho, se equilibram entre a violência policia e o perigo do vírus, do desemprego e da fome.

"Trabalho doméstico, terceirização, identidade negra, precarização, violência policial, violência de gênero, abortos clandestinos. Os dramas das grandes massas trabalhadoras do mundo se condensam na vida das mulheres negras. Mas na história da luta de classes nós sempre fomos linhas de frente."

No dia 12/07, às 17:30, nós do Esquerda Diário e da Faísca faremos o lançamento do livro “Mulheres Negras e Marxismo” na Unifesp.

Convidadas:

Renata Gonçalves, docente da Unifesp e coordenadora do Núcleo de Estudos Heleieth Saffioti - Gênero, Sexualidades, Feminismos.

Letícia Parks, organizadora do livro e dirigente do Quilombo Vermelho e Pão e Rosas.

Andréia dos Santos Menezes, professora do Departamento de Letras da EFLCH (Unifesp) e líder do grupo de pesquisa CNPq "Análise de produtos culturais brasileiros e hispânicos: estudos discursivos e culturais".

A atividade acontecerá pelo meets. Para participar, clique aqui e se inscreva no formulário.)

Até lá!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias