×

BRASIL: PONTO DE MUTAÇÃO | Lançamento do livro "Brasil: ponto de mutação" na USP

O lançamento organizado pelo Esquerda Diário contou com a participação de Edson Urbano, dirigente do Movimento Revolucionário de Trabalhadores e organizador do livro; e Odete Cristina, estudante de Ciências Sociais, militante da Faísca e que tem elaborações contidas no livro.

quarta-feira 22 de maio de 2019 | Edição do dia

Até pouco tempo, não colocaríamos como ameaça real ter Bolsonaro como presidente. Ou a volta de tantos militares em cargos de destaque no país.

Como chegamos a esse ponto?

Foi o que se discutiu na segunda-feira (20), no prédio de Letras da USP, durante o lançamento do livro Brasil: ponto de mutação.

O livro analisa, de maneira ímpar, a conjuntura política brasileira e faz um panorama não rotineiro desde as jornadas de junho, passando pelo golpe, eleições 2018, até o ano presente, numa excelente seleção de textos escritos por, (outros autores) Simone Ishbashi, etc.

A atividade de lançamento teve introdução de Edson Urbano, organizador do exemplar e dirigente do Movimento Revolucionário de Trabalhadores (MRT) e Odete Cristina, estudante de ciências sociais e também dirigente do MRT. Discutiu-se conceitos marxistas pouco utilizados pela esquerda como crise orgânica, bonapartismo judiciário; também um pouco das contribuições trotskistas, visões petistas sobre fenômenos da luta de classes como junho de 2013, a constituição e o regime de 88 que vem cada vez mais em “ponto de mutação”. Ela contou com diversos estudantes da FFLCH e pedagogia.

Tudo isso e mais é desenvolvido no livro com o objetivo de contribuir com as ferramentas teóricas a compreensão do governo Bolsonaro, seus prováveis desdobramentos e as saídas políticas na perspectiva da classe trabalhadora.

Confira a live do lançamento no link:https://www.facebook.com/esquerdadi...




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias