Mundo Operário

LATAM ataca para terceirizar e precarizar a vida dos trabalhadores

A LATAM que já demitiu no Brasil 2.700 trabalhadores desde julho deste ano, agora desfere outro ataque. 36 despachantes operacionais técnicos (DOT) do aeroporto de Guarulhos podem ser demitidos para que a LATAM entregue esse serviço à empresa terceirizada Orbital.

quarta-feira 7 de outubro| Edição do dia

Foto: Reuters

A empresa que entrou com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos em maio deste ano, alega que já contratou a terceirizada Orbital desde setembro de 2018 para fazer esse serviço e que tais ações seguem todos os parâmetros legais de segurança de voo. Diferente do que disse o presidente do Sindicato dos Aeroviários de SP, Rodrigo Maciel, em entrevista a este Esquerda Diário.

Veja aqui: Aeroviários ameaçados de demissão pela LATAM fazem paralisação.

Na noite de ontem (06/10), 27 dos 31 voos da companhia no aeroporto de Guarulhos atrasaram por conta da paralisação do setor que continuou pela manhã de hoje. Foram voos que decolaram sem a segurança devida, como denunciou Rodrigo Maciel, pois não passaram pelo planejamento do peso e balanceamento das aeronaves e outros serviços essenciais feitos pelos DOT’s.

No Brasil de Bolsonaro e Guedes se aprofunda a precarização e a terceirização do trabalho. Usam a demagogia da pandemia para aprofundar a reforma trabalhista de 2017 do golpista Temer com a lei da terceirização irrestrita 13.429. A LATAM lucrou bilhões nos últimos anos às custas do suor de cada trabalhador e agora descarrega nas costas destes mesmos trabalhadores uma crise gerada por eles próprios, os capitalistas.

Por isso nós do Esquerda Diário estamos apoiando cada ação de resistência dos trabalhadores, cobrindo, nos solidarizando e chamando todos os partidos de esquerda, parlamentares, as centrais sindicais, principalmente CUT e CTB, que convoquem ações de solidariedade para que não haja NENHUMA FAMILIA NA RUA! QUE OS CAPITALISTAS PAGUEM PELA CRISE!

Pode interessar: Diversas categorias prestam solidariedade à luta contra as demissões na LATAM.




Tópicos relacionados

LATAM   /    Abaixo as demissões na Latam!   /    Trabalhadores   /    Aeroviários   /    Terceirização   /    Governo Federal   /    Mundo Operário

Comentários

Comentar