×

OCUPAÇÃO FERNÃO DIAS | Juventude às Ruas chama: ocupar as escolas para derrotar o governo Alckmin

Nesta quinta feira a ocupação da escola Fernão Dias entra no seu terceiro dia de ocupação, sendo uma das principais manchetes dos jornais, a ocupação nesta escola e na escola de Diadema estão pautando a política estadual, são parte da resposta do movimento secundarista a medida de fechamento das escolas feita pelo governo do PSDB. Desde o pronunciamento da reestruturação os secundaristas se levantaram em diversos atos espontâneos tendo nas ocupações o ponto culminante da luta.

quinta-feira 12 de novembro de 2015 | 01:36

(Créditos da imagem: cartaeducacao.com.br)

As ocupações estão sendo cercadas de solidariedade por diversos setores e movimentos. Nós da Juventude às Ruas, que desde o inicio dos atos estivemos participando junto aos secundaristas, estamos prestando nossa solidariedade ativa nesses 3 dias participando das atividades de da vigília noturna, colocando todas nossas forças para fazer essa luta triunfar.

Essa solidariedade também é parte da política de unificar a luta dos secundaristas com os estudantes universitários. Os universitários também vem sofrendo com os cortes na educação tanto pelo governo Dilma, como pelo Alckmin (essa semana foi anunciado na USP um déficit de R$ 988 milhões). Assim fazemos parte de uma só luta por educação, porque para nós fazer a luta dos secundaristas triunfar é parte de mudar a correlação de forças contra os cortes na educação.

Com esse espírito que a Juventude às Ruas vem construindo chapas para os centros acadêmicos nas Universidades Paulistas, rompendo a rotina da esquerda reformista de separar as eleições das lutas. Nossas chapas estão sendo construídas tanto colocando a força de cada membro para se solidarizar com as escolas ocupadas, como queremos usar do período eleitoral como espaço político privilegiado para expressar esses processos dentro da Universidade.

É fundamental que as entidades estudantis coloquem seu apoio ativo a essa luta, o DCE da USP dirigido pelo PSTU e PSOL, que até agora pouco fizeram para mobilizar os estudantes e se solidarizarem, pode cumprir um papel fundamental de massificar a solidariedade, sabendo que o governo já soltou uma liminar para reintegração de posse. Desde a Juventude às Ruas, estamos impulsionando uma campanha de fotos de solidariedade na internet para divulgar e chamar mais pessoas para essa luta.

Nesse momento é fundamental que todas as escolas que passaram por mobilizações e estão sob ameaça se organizem para seguir o exemplo do Fernão e de Diadema, e ocuparem suas escolas, colocando Alckmin na parede e buscando impor uma derrota a esse projeto privatista do governo. É urgente aproveitar desse momento para generalizar as ocupações pelo estado, fazendo uma luta ampla em defesa da educação e do futuro dos jovens, mostrando que o governo não vai depositar a sua crise nas costas da juventude. Por um amplo movimento de ocupações para derrotar o governo do PSDB e defender o direito da juventude a educação e ao futuro.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias