×

CAOA CHERY | Justiça do trabalho cancela as demissões na Caoa-Chery de Jacareí

Nesta sexta (27), após muitas manifestações dos operários, a Justiça do Trabalho foi obrigada a dar um parecer favorável aos trabalhadores da fábrica Caoa-Chery de Jacareí, cancelando as mais de 400 demissões. É preciso manter a mobilização até que a empresa respeite a decisão judicial!

sábado 28 de maio | Edição do dia

Após uma série de manifestações e até mesmo um ato ocorrido dentro da fábrica, a Justiça do Trabalho foi obrigada a reconhecer a ilegalidade das demissões dos trabalhadores.

No início desse mês, a Caoa-Chery de Jacareí anunciou que vai suspender a produção e demitir centenas de trabalhadores. Mesmo com isenções fiscais e lucros recordes, a empresa alegou que a fábrica deve passar por “adequações para a produção futura de veículos elétricos”.

Essa é uma importante primeira conquista das operárias e operários da Caoa-Chery, uma vez que a justiça sempre está do lado dos patrões e só cede aos trabalhadores quando estes lutam por seus direitos. Agora é importante manter a mobilização para que a empresa acate essa decisão, afinal ainda podem tentar recorrer. Seguir a luta e organização é fundamental também para batalhar contra o fechamento da fábrica.

As grandes centrais sindicais, como a CUT e CTB precisam sair de sua paralisia, afinal em todo o país estão ocorrendo demissões e ataques como esses, portanto em todo país essas centrais deveriam organizar os trabalhadores para lutar.

Essa luta unificada é essencial para garantir que os operários não estejam isolados, e para lutarmos para que os trabalhadores, além de serem readmitidos, consigam reverter o fechamento da fábrica. Se as empresas falam que não têm dinheiro para pagar os salários e manterem as fábricas, é preciso exigir que provem, abrindo os livros de contabilidade da empresa e dos patrões, mostrando seus bilionários lucros dos últimos anos. Com todos esses lucros seria possível manter os empregos e pagar os salários, é por isso que uma forte luta nacional precisa ser construída para exigir que as fábricas que ameaçam fechar postos de trabalho sejam estatizadas, sob controle dos trabalhadores.

Nós do Esquerda Diário estamos à disposição para seguir divulgando e fortalecendo essa batalha, para que sejam os capitalistas que paguem pela crise.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias